Nitinho prestigia lançamento do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável na Alese

por Gabriel Xavier — publicado 09/07/2021 08h20, última modificação 09/07/2021 08h21

Foto: China Tom

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Nitinho Vitale (PSD), participou nesta quarta-feira, 07, da solenidade de apresentação do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável de Sergipe (PDES) 2020-2030, da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). A apresentação aconteceu em uma Sessão Especial no plenário da Alese, com transmissão pela TV Alese canal 5.2 (tv aberta). O PDES foi construído em parceria com a Fundação Dom Cabral.

Para construir o plano, a Fundação Dom Cabral mapeou os setores produtivos de Sergipe em cinco etapas de trabalho: diagnóstico, coleta de informações, análise de dados, produção e apresentação. O objetivo desde do início do plano foi identificar as potencialidades do Estado para servir de base a um caminho sustentável.

O presidente da CMA, o vereador Nitinho Vitale, destaca a importância de um Plano de Desenvolvimento como esse para as futuras gerações. “Estamos passando por um momento conturbado de pandemia e a apresentação de uma grande iniciativa pensando no futuro do estado de Sergipe é de suma importância. Nós como gestores temos que pensar em um futuro promissor e de criação de empregos para as gerações que virão”, destacou.

O presidente da Alese, deputado estadual Luciano Bispo (MDB), disse que o estudo foi realizado em busca de um futuro melhor para Sergipe. “Nós criamos esse plano em parceria com a Fundação Dom Cabral, uma das melhores instituições do mundo, para planejar um futuro melhor e promissor para Sergipe. A partir dos dados da fundação os gestores poderão buscar meios para melhorar diversas áreas como a indústria, o turismo e a agricultura. Principalmente, poderá ajudar o estado no período também difícil de pós pandemia com a geração de emprego para a população sergipana”, ressaltou

A gerente de desenvolvimento de organizações públicas da Fundação Dom Cabral, Patrícia Becker, falou dos principais pontos do plano de desenvolvimento. “Fizemos uma análise e coletamos dados tanto dos setores públicos e privados, para entender o funcionamento, fazer um grande diagnóstico e por fim, realizamos projeções da economia do estado. A partir disso foram definidas diretrizes para desenvolvimento no que tange a governança e a transformação digital com intuito de diversificar e explorar os diversos setores da economia sergipana”, finalizou.