Vereadores inauguram Escola do Legislativo Neuzice Barreto

por Danilo Silva Cardoso publicado 01/09/2017 13h35, última modificação 01/09/2017 16h38
Vereadores inauguram Escola do Legislativo Neuzice Barreto

Fotos: Gilton Rosas

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), entregou nesta quinta-feira, 31, a Escola do Legislativo Professora Neuzice Barreto Lima, dando início a uma nova era de conhecimentos para os vereadores, servidores, colaboradores e para a população. A solenidade contou com a presença do governador Jackson Barreto (PMDB), do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), o presidente do TCE/SE, Clóvis Barbosa, o presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo (PMDB) e os deputados federais André Moura (PSC) e Fábio Mitidieri (PSD).

Também participaram do ato os vereadores Isac Silveira (PCdoB), professor Bittencourt (PCdoB), Juvêncio Oliveira (DEM), Lucas Aribé (PSB), Vinícius Porto (DEM), Palhaço Soneca (PPS), Anderson de Tuca (PRTB), Thiaguinho (PMB), Manuel Marcos (PSDB), Fábio Meireles (PPS), Jason Neto (PDT), Kitty Lima (Rede), Américo de Deus (Rede), Evando Franca (PSD) e Seu Marcos (PHS), acompanhados da vice prefeita da Capital, Eliane Aquino (PT), do deputado federal pela Bahia, Lúcio Vieira Lima, dos prefeitos Jeferson Santana (Maruim) e Cristiano Beltrão (Ilha das Flores).

Com oito cursos programados até o final de 2017, o novo centro de aprimoramento e qualificação do conhecimento funciona na Avenida Murilo Dantas, n° 881, Galeria Farol Center, bairro Farolândia. A estrutura conta com duas salas de aulas, uma sala de estudos e a sala da administração. A matrícula para os cursos iniciam na próxima segunda-feira, 4 de setembro, no próprio local ou na sede da CMA.

Realizando um sonho antigo do Poder Legislativo Aracaju, o presidente da CMA, Nitinho, não escondia a emoção e a satisfação em entregar a Escola. “Nesta escola vamos dar a oportunidade para que os servidores, os filhos dos servidores e a população possam aprimorar seus conhecimentos. Sabemos que os servidores bem treinados vão prestar um bom serviço para a sociedade, além de também oferecer um curso para o concurso da Câmara, deixando todos muito bem preparados para concorrerem com todos os candidatos do Brasil”.

O prefeito Edvaldo Nogueira destacou a inauguração da Escola do Legislativo como muito importante para a sociedade. “A escola vai contribuir de forma muito importante na formação da legislação, nas discussões técnicas que vai formar tanto os servidores como as pessoas da sociedade mostrando ser uma grande iniciativa do presidente Nitinho que dá uma demonstração de sua preocupação com a qualificação dos servidores públicos criando um instrumento que as políticas públicas possam ser debatidas”.

O governador Jackson Barreto ficou bastante sensibilizado com a homenagem a sua mãe, que empresta o nome para a Escola do Legislativo, e relembrou o início de sua história política. “Casa muito bem a homenagem o nome de uma escola com o nome de uma professora, que nunca exerceu um mandato mais é vocacionado para a política, afinal de contas, devo a ela muito ensinamentos de minha vida pública. A escola será importante na formulação das ações dos legisladores, nas discussões da legislação municipal, no debate dos temas da cidade e na preocupação com a qualificação do quadro de funcionários da Câmara”.

Vereadores

O vereador Isac Silveira destacou que a Escola do Legislativo auxiliará nos debates dos problemas e nos avanços de todas as temáticas pertinentes a Aracaju. O vereador Manuel Marcos afirmou que foi um gesto de muita bravura de criar algo de muita importância para o legislativo. “Para nós como vereadores isso aglomera mais esperança no coração da gente para ter o parlamento que se integre a sociedade aracajuana”.

O vereador Evaldo Franca afirmou que a iniciativa foi muito feliz e que Nitinho está de parabéns. Quem também destacou a importância da Escola do Legislativo foi o vereador Jason Neto. “Aqui poderão ser beneficiados os servidores, os filhos dos funcionários e assessores mostrando a importância do local”. Américo de Deus destacou que a Escola do Legislativo mostrará a sociedade o trabalho desenvolvido pelos parlamentares.

O vereador Vinicius Porto destacou como positivo a inauguração. “Está é uma resposta desta nova administração da Câmara para a sociedade onde poderá qualificar os vereadores, servidores e população em geral”. Juvêncio Oliveira também frisou a determinação da nova gestão. “Esta nova administração tem feito um papel importantíssimo para a sociedade e valorizado o parlamento e a escola agora vai representar um legado para a sociedade”.

O vereador Anderson de Tuca revelou que a inauguração é um sonho de todos os vereadores. “É um passo importantíssimo para redemocratização onde serão qualificados os assessores, os vereadores e os servidores para que todos possam desenvolver um papel primordial”. Thiaguinho afirmou que esta nova gestão da CMA está fazendo inovações.

O vereador Fábio Meireles disse que a Câmara Municipal ganha muito com está inauguração. “Todos os 24 vereadores estão felizes com esta inauguração e quem ganha com isso são os vereadores, assessores, servidores e a população”. Lucas Aribé revelou que todos vão ganhar com isso. “Não tem tamanho esta obra e esta iniciativa, a gente só tem a louvar com muita alegria e festa”.

Cursos

No mês de setembro, a Escola do Legislativo estará ofertando os cursos de Legislação Eleitoral, com o jurista Evânio Moura e Noções de Cidadania e Direitos Humanos, com Karyna Sposato. Em outubro serão oferecidos Redação Oficial, com Glícia Kelline, e Licitação e Contratos, com Marcos Alcântara. No mês de novembro é a vez Gestão Pública, ministrado por Gracindo Andrade, e Noções Previdência (a definir). Em dezembro mais dois cursos estarão disponíveis: Responsabilidade Fiscal (Evânio Moura) e Improbidade Administrativa (Patrícia Verônica).

Outras ações

Ainda durante a solenidade, o presidente da CMA, Nitinho, assinou o termo de cooperação técnica com o Banco do Brasil para a realização de licitações eletrônicas. A superintendente do BB em Sergipe, Eliane Mauro, destacou a parceria. “Este convênio será divisor de águas e vai agregar muito ao município de Aracaju”.

Na oportunidade também foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), entre a CMA e o Ministério Público, garantindo a realização do concurso público para preenchimento de vagas na Casa Legislativa. O presidente Nitinho ainda lançou oficialmente o aplicativo Lei na Palma da Mão, onde disponibiliza todas as leis aprovadas pela Câmara na plataforma online para smartphone e tablets, no sistema Android ou IOS.