Linda Brasil se solidariza com familiares e amigos/as de Paulinha Abelha

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 24/02/2022 12h50, última modificação 24/02/2022 13h11

A manhã desta quarta-feira, 24, foi tomada por muita comoção no plenário da Câmara Municipal de Aracaju. A morte de uma das maiores artistas de Sergipe e do Brasil, dona de uma voz inconfundível, Paulinha Abelha, da banda de forró Calcinha Preta, devastou milhares de sergipanos/as que admiravam e apreciavam a cantora. A vereadora Linda Brasil (PSOL), fã e admiradora prestou apoio e solidariedade durante a sessão.

“Gostaria de lamentar o desencarne de Paulinha Abelha, me solidarizar com familiares, amigas, amigos e fãs dessa cantora que levou a arte, a cultura sergipana para todo o Brasil, e além disso, além do seu carisma e talento, ela era uma apoiadora da população trans. Quando eu fui eleita, ela fez questão através da assessora Geovana, da mandata, me mandar um carinho, e que tinha ficado muito feliz, que queria marcar uma reunião para comemorarmos pessoalmente, mas não foi possível por causa das nossas agendas, e ela sempre foi uma apoiadora da causa LGBTQIA+. Eu tenho certeza que ela está em um bom lugar brilhando, como ela sempre gostava de levar alegria e brilhar”, declarou.

Ainda durante a sessão, a parlamentar lamentou profundamente aos ataques da Rússia a Ucrância e o impacto geopolítico no mundo. “Queria pedir orações pela paz no mundo, o que está acontecendo na Rússia e na Ucrânia não vai afetar só economicamente a todos nós, como pode desencadear uma 3ª Guerra Mundial, isso sim, importa as nossas vidas, a nossa cidade, ao nosso estado e ao nosso país”, destacou.

90 anos do voto feminino

Na ocasião, Linda falou da importância da data que marca 90 anos do voto feminino, momento que retoma a importância da luta por equidade de gênero, e como ainda é um caminho longo até que a democracia seja de fato alcançada.

“Hoje comemora-se 90 anos do voto feminino que é uma conquista histórica do movimento feminista no Brasil, a participação de mulheres ainda é baixa nos espaços políticos. Em 2020, 52,50% dos eleitores eram mulheres, mas elas representam só 15% dos que conquistaram mandatos. É importante que além do voto a gente possa ocupar essas cadeiras tão necessárias para que consigamos criar políticas públicas para combater a violência contra as mulheres, uma vez que o Brasil está entre os países que mais assassina mulheres no mundo”, explicou.

Apoio ao ato dos trabalhadores do Tribunal de Justiça

Ainda nesta manhã, a vereadora esteve presente em apoio aos trabalhadores/as do Tribunal de Justiça, que fizeram um ato através do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Sergipe (SINDIJUS), em frente ao TJ em protesto a extinção de 10 cargos efetivos e criação de 27 cargos de confiança, precarizando ainda mais a força de trabalho e aumentando a distorção salarial, além disso, a categoria pede revisão salarial, devido a inflação e a sobrecarga de trabalho, por conta da insuficiência da quantidade de servidores do órgão.