Linda Brasil prestigia homenagem ao Hospital Cirurgia em Sessão Especial

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 02/05/2022 12h08, última modificação 02/05/2022 12h08
Linda Brasil prestigia homenagem ao Hospital Cirurgia em Sessão Especial

Foto: Assessoria da parlamentar

Na manhã esta segunda-feira, 02, a vereadora Linda Brasil (PSOL) esteve presente na Sessão Especial em homenagem ao Hospital Cirurgia, que foi proposta pelo vereador Cícero. A unidade completa 96 anos de existência e de serviços prestados à população aracajuana. Estiveram presentes a interventora do hospital, Márcia Guimarães, a coordenadora de enfermagem, Mirella Dornelles, demais profissionais de saúde e parlamentares.

A interventora vem gerindo a unidade desde novembro de 2018, e tem conseguido desenvolver um trabalho de excelência, é referência na assistência de alta e média complexidade no Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe e em franca reestruturação administrativa e assistencial.

Em sua fala, Márcia Guimarães informou que as primeiras especialidades médicas do estado iniciaram no Hospital Cirurgia. A interventora explicou como o hospital vem avançando em termos de estrutura hospitalar para dar suporte as demandas da população.

Quase 40% do nosso público é de Aracaju, os demais são do interior, mas por incrível que pareça, nós ainda temos muito absenteísmo e muita falta de marcação de exames, estamos na conversa com a Secretaria de Estado da Saúde para tentar reduzir o absenteísmo e essa falta de marcação de exames, para vocês entenderem, numa ultrassonografia, nossa perda é de 60% do que ofertamos, é muito”, explicou.

Na ocasião, a gestora agradeceu ao empenho e esforços das/os colaboradoras/es do Hospital Cirurgia, bem como pessoas e instituições que contribuíram no momento mais difícil da unidade hospitalar. Agradeceu as/os parlamentares pela presença e pelos parabéns nesses 96 anos do Hospital Cirurgia.

A vereadora Linda Brasil parabenizou o Hospital Cirurgia e as/os profissionais que desenvolvem um trabalho qualificado e de atendimento humanizado e respeitoso com a população, além da excelente gestão da interventora.

“Tem uns 15 dias que fui com a Comissão de Saúde da CMA e fiquei feliz de perceber o cuidado, porque além de todo o processo que o hospital passou, hoje o que está acontecendo ali é exemplo para outras instituições, exemplo de um trabalho humanizado, e que inspira outras unidades de saúde. Todas/os os aracajuanas/os já devem ter tido a experiência de ter um parente salvo pelos cuidados do Hospital do Cirurgia. Eu fiquei muito feliz de ver o setor de oncologia, tudo muito organizado. Parabenizo as mulheres que estão à frente dessa administração, de um hospital filantrópico e público”, enfatizou.

Por fim, a parlamentar reforçou a importância de mulheres à frente dos espaços de decisão e de poder, e que isso faz a diferença na realidade, porque é uma ocupação consciente, que parte da vontade de transformar realidades.