Linda Brasil defende a democracia, a liberdade e repudia preconceitos com moradores das periferias

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 20/10/2022 12h40, última modificação 20/10/2022 12h40

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta quinta-feira, 20, a vereadora Linda Brasil (PSOL) ocupou a Tribuna, no Grande Expediente, para retomar a importância dos/das parlamentares e da população perceber esse momento não apenas como disputa entre candidatos, mas de um projeto que quer acabar com a democracia e a civilização, e outro que está no poder de destruição das instituições democráticas e implantação do ódio e do medo. E alerta para a necessidade de tirar do poder o atual presidente para priorizar o projeto que garante direitos para a população brasileira.

“Vou falar sobre uma questão nacional, porque o que é feito no Congresso e decidido pelo presidente, afeta aqui também. Ele sucateou a educação, a saúde, a assistência social e diversas áreas. É importante lembrar que questões que dependem da política nacional, afetam nosso estado e município”, denunciou.

A parlamentar enfatizou que o dia 30 é decisivo para eleger o futuro Presidente do país e para garantir que as instituições do Estado democrático e de direitos possam continuar existindo, uma vez que estão sendo alvos de fake news e violência, como os ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Tentam desacreditar o Estado Democrático de Direitos, como foi feito hoje sobre o TSE E STF. O golpe de 64 começou com isso, com mentiras e tentativas de desacreditar da democracia. E pessoas que usam a justificativa de liberdade de expressão para destilar ódio e fake news. Onde está na Constituição a defesa de fake news? Se você desacredita das Instituições Democráticas de Direitos, você fortalece mentiras”, reforçou.

Linda também falou sobre o retrocesso da derrota do PL, que torna a pedofilia crime hediondo e que foi derrotado na Câmara dos Deputados, por 224 votos a 135, os partidos governistas foram determinantes para o resultado.

“Pessoas que dizem defender crianças e adolescentes, barrarem um projeto tão importante em defesa da vida de crianças e adolescentes, isso é grave e não podemos nos omitir. O que está em jogo é que tenhamos as instituições democráticas e de direitos fortalecidas. Não podemos apostar em um projeto de morte e retrocessos. E quando rebatemos discursos de ódio e fake News não é violência, é reação de sobrevivência, justamente por essas pessoas espalharem mentiras sobre como somos e de lutar pela vida de tantos grupos que têm suas vidas em risco, como mulheres, negros, LGBTQIA+ e outros”, asseverou.

Por fim, Linda repudiou a tentativa de criminalização que o atual presidente tem feito com pessoas mais pobres, de maioria negra e das periferias, e como esses discursos, na verdade, revelam o racismo e o preconceito intrínsecos no projeto desse Governo Federal.

“Não podemos usar o discurso de que Lula é ex-presidiário para criminalizá-lo. Temos que lembrar de Mandela, de Jesus Cristo e tantos outros presos políticos e injustamente. Não podemos afirmar que Lula defende bandidos porque ele fortalece os jovens pobres e negros da comunidade, isso é preconceito. Muitos desses jovens não tiveram acesso às políticas públicas porque aqueles que estão no poder desviaram e desviam recursos. Reproduzir isso é perverso e criminaliza a população pobre e negra da periferia”, finalizou.