Linda Brasil cobra implementação do Programa Horta Escolar nas unidades de ensino

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 06/10/2022 12h35, última modificação 06/10/2022 12h37

Foto: Assessoria da parlamentar

A alimentação saudável deveria ser um direito garantido a toda a população, mas,  infelizmente, essa não é a realidade da maioria das pessoas nos estados brasileiros. A insegurança alimentar é uma realidade que se impõe a mais de 30 milhões de cidadãos, segundo a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan). Além disso, a fome foi agravada no cenário de pandemia da Covid-19, levando o Brasil a compor o ranking do Mapa da Fome no Mundo.

Diante da urgência de planejar um futuro sem fome e garantir dignidade e bem-viver para a população aracajuana, principalmente  para as crianças e adolescentes, a vereadora Linda Brasil (PSOL), por meio da Indicação nº2829/2022,  cobra que o Poder Público institua o Programa Horta Escolar nas unidades de ensino de Aracaju.

O Programa está previsto na Lei nº 5.116/2018, de autoria do ex-vereador Lucas Aribé e está em consonância ao Plano Municipal de Educação. O Programa tem como objetivo a conscientização de crianças e jovens sobre a educação alimentar e a preservação ambiental por meio  do cultivo de insumos orgânicos que servirão, também, para a complementação nutricional da comunidade. A legislação também busca estimular a reciclagem de materiais que serão empregados na delimitação e identificação dessas hortas.

“A propositura tem como relevância pautas que são urgentes para o nosso município:  a sustentabilidade, a relação com o meio ambiente, a alimentação das nossas crianças e adolescentes e uma educação emancipadora”, ressaltou Linda.

A indicação está em tramitação e aguarda a leitura e aprovação no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju.