Linda Brasil cobra ampliação de vagas e estrutura na Educação de Jovens e Adultos em Aracaju

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 14/10/2022 11h29, última modificação 14/10/2022 11h29

Agência Câmara Aracaju

São frequentes as denúncias de descaso no que diz respeito à educação pública em nosso município. Professores/as e organizações da sociedade civil já foram às ruas exigir melhores condições e o cumprimento dos direitos da categoria. Os obstáculos vão desde a falta de estrutura para o corpo docente à falta de vagas e melhores condições dos prédios.

Além disso, o histórico de desigualdade social do país resultou na falta de condições necessárias para que parte da população mais pobre pudesse acessar à educação regular. Por meio da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), criada por meio do Decreto nº 6.093/2007, fruto da luta dos movimentos sociais, foi possível oportunizar aquelas/es que não tinham acesso, por meio da universalização da educação.

No entanto, em Aracaju, o EJA vem sendo alvo de descaso da gestão,  devido à ausência de ações e políticas públicas que garantam adesão e permanência dos estudantes, conforme já denunciou o Sindipema. A falta de vagas e de material escolar também têm sido um dos principais problemas enfrentados pelas/pelos estudantes.

Diante dessa realidade, a vereadora Linda Brasil (PSOL) cobrou da gestão municipal, por meio de indicações (nº3003/2022, nº 3002/2022, nº 3001/2022), aumento de distribuição de material escolar para a modalidade de ensino EJA (Educação de Jovens Adultos), aumento de vagas e ampliação de ações de divulgação e busca de estudantes para a modalidade de ensino EJA. Para a parlamentar, a transformação social passa pelo acesso a uma educação libertadora.

“Sabemos que a educação sozinha não transforma, mas,  como Paulo Freire já dizia, sem ela também não é possível. Então, como parlamentar, é nosso dever lutar para que a população, principalmente as pessoas mais pobres, possam ter acesso a uma educação digna”, pontuou.