Lei de Breno Garibalde sobre Parklets traz solução para mesas nas calçadas

por Nayana Araujo - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 16/10/2025 14h00, última modificação 16/10/2025 14h00
Lei de Breno Garibalde sobre Parklets traz solução para mesas nas calçadas

Foto: Luanna Pinheiro

Durante pronunciamento no plenário da Câmara de Aracaju, o vereador Breno Garibalde falou sobre a regulamentação dos parklets por parte da gestão municipal. Os parklets são mobiliários urbanos que funcionam como uma extensão da calçada e ajudam a deixar a cidade mais agradável, ampliam a capacidade de uso público dos espaços e também contribuem para aumentar a rentabilidade dos estabelecimentos comerciais. 

Autor da lei municipal que permite a instalação desses equipamentos na cidade de Aracaju, o parlamentar comemorou a regulamentação. “Fiquei muito feliz porque a Prefeitura fez a regulamentação dos nossos parklets, que a gente possa, de fato, ver eles funcionando na cidade”, lembrou o vereador. 

Breno destacou que o processo de regulamentação foi resultado de quatro anos de cobrança junto a bares e restaurantes que tinham projetos prontos, mas acabaram perdendo patrocínios devido à demora na oficialização das regras.  

“Esse foi meu primeiro projeto de lei da legislatura passada, aprovado em 2021. Depois de muita cobrança, os parklets estão regulamentados para que a gente possa diminuir a quantidade de mesas e cadeiras nas calçadas, o que acaba dificultando a acessibilidade”, explicou. 

O parlamentar informou ainda que divulgará em suas redes sociais os critérios de instalação dos parklets para os empreendedores interessados em adotar o modelo, mas que os interessados já podem procurar a Emurb.