Comemoração do Dia dos Professores e denúncias sobre saneamento básico e questões ambientais marcam o Pequeno Expediente
O Pequeno Expediente desta quinta-feira (16/10) teve início com o vereador Iran Barbosa (PSOL), que destacou o desempenho dos estudantes do Instituto de Educação Rui Barbosa na Olimpíada Nacional de Ciências. “Sou testemunha de que esses quatro alunos premiados são alunos que se dedicam, em alguns momentos até com grande dificuldade, saindo mais cedo de um município vizinho para irem à escola e estão ali apostando na importância que a escola pública tem”. O parlamentar ainda falou sobre a alegria de ter participado da festa promovida pelo Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema), em comemoração ao Dia dos Professores e, por fim, enfatizou que a Câmara Federal aprovou o aumento do piso salarial para os professores que possuem contratos temporários, para que eles tenham também seus direitos reconhecidos.
O vereador Joaquim da Janelinha (PDT) abordou a questão do transporte público. Segundo o parlamentar, os problemas ainda existem, porém houve avanço na mobilidade urbana e na circulação de ônibus com ar-condicionado. Joaquim da Janelinha repercutiu uma notícia veiculada no dia anterior, de que a empresa VRS está trazendo para Aracaju 25 novos ônibus, todos equipados com ar-condicionado. “Um ponto positivo também dessa gestão, que vem avançando em todas as áreas. Eu gostaria de parabenizar a gestão da prefeita Emília Corrêa e o secretário Nelson Felipe por essa modernização do transporte coletivo de Aracaju.” Ao finalizar seu discurso, o vereador pediu aos colegas de Parlamento urgência na aprovação do projeto de lei que trata sobre a colocação de mesas e cadeiras de forma provisória nas calçadas de Aracaju, tendo em vista que a SMTT e a Emsurb já vão começar a retirada desses equipamentos, seguindo a recomendação do Ministério Público.
O vereador Marcel Azevedo (PSB) começou seu discurso fazendo um convite para a audiência pública que será realizada hoje, às 14h, no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju, que vai discutir a saúde mental na cidade de Aracaju. “Há algum tempo os pacientes que necessitam de um atendimento de saúde mental não têm para onde ir. O único hospital que nós temos hoje de porta aberta de urgência psiquiátrica é o São José, que possui contrato com a Prefeitura de Aracaju”, disse, ao enfatizar que a instituição fica sobrecarregada com demandas da capital e do interior do estado. O parlamentar ainda falou sobre a visita que fez a algumas praças de Aracaju, em especial às das comunidades do Beira Rio II e do Médici, e destacou que muitas delas precisam de reformas em seus espaços, constituindo uma demanda que, segundo ele, já vem de muito tempo.
O vereador Maurício Maravilha (União Brasil) falou sobre sua ida à cidade de Vitória durante a Semana Oficial da Engenharia e Agronomia. Segundo o parlamentar, um dado que chamou a atenção foi com relação aos investimentos em infraestrutura, de modo que apenas 1,8% é investido no segmento. “Não podemos falar em desenvolvimento do país se temos um pequeno investimento do PIB nessa área.” Maurício Maravilha fez questão de ressaltar que os desafios são enormes e que aqueles que estão nos espaços de poder, nesses momentos de discussão, possam se mobilizar para encontrar alternativas que viabilizem o desenvolvimento do país. Por fim, o vereador destacou o papel das parcerias público-privadas para promover “o desenvolvimento, levando qualidade de vida e dignidade para os aracajuanos”, disse, ao chamar a atenção para o fato de que o evento será realizado em Aracaju no ano que vem, o que, de acordo com ele, deve movimentar bastante a economia local.
O vereador Miltinho Dantas (PSD) parabenizou a diretoria do Cotinguiba, clube mais antigo de Sergipe, que comemorou 116 anos no dia 10/10. Além disso, parabenizou toda a torcida e equipe do Clube Sergipe, que também irá completar 116 anos de existência no próximo sábado. Miltinho ainda utilizou a tribuna para parabenizar o governador Fábio Mitidieri pela realização de mais uma edição do Programa Sergipe Aqui, que será realizado no município de Maruim. “Um programa que tem levado mais de 160 serviços à comunidade, em que o Governo despacha com toda a sua equipe, levando investimento e ordem de serviço”. Miltinho Dantas ainda aproveitou para parabenizar a prefeita Emília Corrêa pela realização da terceira edição do projeto Tamo Junto Aracaju, que vai ocorrer no bairro José Conrado de Araújo, no dia 18/10.
A vereadora Professora Sonia Meire (PSOL) parabenizou o Sindipema pelos seus 40 anos de existência e pela realização da festa em comemoração ao Dia dos Professores. “A gente nasceu para brilhar, não foi para passar fome. E o sindicato tem essa função: é uma ferramenta importantíssima para unificar a classe trabalhadora por meio da arte, da cultura, e as lutas se expressam por diversas linguagens.” Em seguida, a parlamentar falou sobre a visita que realizou, na semana retrasada, para fiscalização de duas escolas, e que recebeu denúncias a respeito da questão do saneamento, que tem afetado não apenas as residências, como também as instituições de ensino.
Sonia Meire destacou a situação da EMEI Antônio Valença Rollemberg, localizada no bairro Farolândia. De acordo com ela, a Iguá não conseguiu realizar a obra necessária para que os dejetos da escola tivessem o destino de uma caixa corretamente ligada à canalização da rua, de modo que a água não se acumule e volte para a instituição. Após denúncias, a empresa foi ao local para fazer a drenagem, mas ainda não executou a reforma que deveria ter sido feita. A informação obtida por meio da direção da escola é de que, em breve, a Emurb vai assumir esse trabalho. “A Iguá não vem cumprindo a sua função. Então, nós precisamos dizer que aquela área externa da escola era obrigação da Iguá, mas a Emurb vai atender à demanda depois que nós fizemos essa denúncia”, afirmou, ao ressaltar que ali existem vidas, trabalhadores e crianças que precisam de um ambiente que não seja insalubre.
O presidente da Casa, vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), exibiu um vídeo em que moradores contestam decisão da Semma sobre o acesso à praia na avenida Inácio Barbosa. Segundo os moradores, haverá uma audiência no próximo dia 30 para que seja decidido se o acesso construído pelos moradores será mantido ou não. No vídeo, é possível perceber uma faixa de pedestres em frente a um muro, sendo que, poucos metros depois, há uma rampa de acesso aos condomínios, onde fica a passagem das pessoas — local em que deveria estar situada a faixa. “A recomendação é de que se façam faixas de pedestres onde há rampas para deficientes, onde tem fluxo de pessoas, como nos pontos de ônibus, em frente a condomínios e casas. Não é do nada, não”, criticou o presidente.
O parlamentar ainda chamou a atenção para a atuação dos órgãos ambientais. “Eu sempre fui defensor de um meio ambiente equilibrado, não de um meio ambiente que abraça uma árvore e impede o desenvolvimento de uma cidade. Para que existe compensação ambiental? Aí você pega uma praia que já não tem muita atenção do poder público, chega um condomínio, o particular gasta dinheiro para arrumar aquilo ali, para deixar bonito, não está atrapalhando nada, está limpando, colocou as lajotas corretas impermeáveis, colocou o coqueiro, que é a planta nativa da praia, e agora querem acabar com isso. Eles não fazem e querem desmanchar de quem faz”, afirmou, indignado, relatando que irá procurar os moradores e que irá com eles ao Ministério Público e à Semma para saber quem está determinando que esse acesso seja derrubado.
O último orador do Pequeno Expediente foi o vereador Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB), que agradeceu à Emurb pelas ações que está realizando nos bairros da Zona de Expansão, que ainda não têm a possibilidade de receber o capeamento das ruas, com pavimentação asfáltica. “Eu queria parabenizar o Sérgio Guimarães, a prefeita Emília e o diretor de obras e operações por esse trabalho que estão realizando lá no bairro de Expansão.” Ao finalizar seu discurso, fez um pedido para que seja providenciado um carro fumacê para atender aos moradores do bairro Santa Maria, que estão sofrendo com a quantidade de mosquitos na região.