Kitty Lima apresenta o PL Segunda Sem Carne aos vereadores da CMA

por Felipe Maceió, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 31/05/2017 08h45, última modificação 27/11/2017 15h40
Kitty Lima apresenta o PL Segunda Sem Carne aos vereadores da CMA

César de Oliveira

A vereadora Kitty Lima (REDE) usou o Grande Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na terça-feira, 30, para falar sobre o Projeto de Lei ‘Segunda Sem Carne’, que será protocolado por ela essa semana, que propõe a substituição da carne animal do cardápio da rede pública de ensino de Aracaju por alimentos mais saudáveis aos alunos todas às segundas-feiras do mês.

O movimento ‘Segunda Sem Carne’ está atualmente presente em mais de 30 países e é apoiado por inúmeros líderes nacionais e internacionais, além de diversas instituições.

No Brasil, por exemplo, desde 2011, a rede pública de ensino de São Paulo passou a servir refeições exclusivamente sem carne para mais de 900 mil alunos todas as segundas-feiras, assim como o Distrito Federal e os governos estaduais de Curitiba e do Rio de Janeiro. “O objetivo desse projeto é dar uma alimentação mais saudável às nossas crianças e evitar assim que muitas delas sofram de doenças oriundas de uma má alimentação. A gente não vai tirar a carne do cardápio, até porque sabemos que muitas delas gostam desse alimento, mas sim de substituí-lo uma vez por semana por outros alimentos mais saudáveis que não são de origem animal”, explicou Kitty Lima.

De acordo com um estudo realizado pela Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO), foi comprovado que o aumento de 100 gramas de qualquer tipo de carne ingerida diariamente está associado ao aumento de 12% a 17% do risco de câncer de cólon e reto. Quando o assunto é carne processada, o risco é ainda maior. Isso porque o aumento diário de ingestão de apenas 25 gramas deste tipo de carne está associada a alta de 49% do risco de câncer de cólon e reto. “A cada ano que passa mais pessoas em todo o mundo sofrem de obesidade, doenças cardíacas, câncer, diabetes, acidente vascular cerebral e pressão arterial elevada. No entanto, muitas das doenças crônicas que assolam o mundo podem ser prevenidas, tratadas e, em alguns casos, até mesmo revertidas com uma dieta saudável, balanceada e à base de vegetais”, alertou Sandra Lopes, coordenadora do Programa de Redução de Consumo da Proteína Animal da Humane Society International, que gravou um vídeo para os vereadores de Aracaju sobre a importância do projeto.

Ainda de acordo com a coordenadora, o Brasil possui um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde (MS), que aponta que 60% da população brasileira apresenta sobrepeso ou obesidade. O estudo revela ainda que uma em cada três crianças, com idade entre 5 e 9 anos, sofre de obesidade infantil. “Isso significa que hoje nós temos crianças a partir dos 9 anos de idade tomando remédio para controlar a diabetes, meninas de 8 anos tomando medicamento para controlar a pressão arterial, doenças que até pouco tempo eram inconcebíveis de existirem em crianças e que hoje são cada vez mais comuns”, explica Lopes.

Outro fator importante para a adoção da campanha é a questão ambiental. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a produção pecuária é a que mais afeta as mudanças climáticas no planeta. A indústria desse setor é a grande responsável pela emissão de CO2 na atmosfera (os gases de efeito estufa). “Para se ter uma ideia, a criação de animais para alimentos requer substancialmente maior quantidade de água do que o cultivo de plantas para o consumo humano. Segundo dados do Instituto Internacional da Água de Estocolmo, é necessária uma média de 6 mil litros de água para produzir 1 quilo de carne de frango, enquanto menos da metade disso é usada para produzir 1 quilo de cereais”, pontuou kitty, que lembrou ainda que o setor agropecuário também é responsável pelo uso em demasia de todos os nossos recursos hídricos.

Além dos benefícios à saúde e ao meio-ambiente, o projeto ‘Segunda Sem Carne’ contribui diretamente para a redução do número de animais que vivem em condições precárias para alimentar essa indústria. De acordo com a Humane Society International, cerca de 80 milhões de galinhas poedeiras que são usadas pela indústria de ovos passam a vida inteira em sistemas de produção industrializados, conhecidos como granjas industriais. “Elas são amontoadas em gaiolas de bateria tão pequenas que não podem nem mesmo esticar totalmente suas asas. A maioria das porcas reprodutoras também são forçadas a passar praticamente toda a vida [cerca de quatro anos] confinadas em gaiolas de gestação, onde não podem se virar ou dar mais do que alguns passos para frente ou para trás”, revela Sandra Lopes.

Durante seu discurso, Kitty ressaltou a economia que a administração pública terá caso passe a adotar o projeto na rede pública de ensino. “Segundo a FAO, 1 quilo de carne é capaz de alimentar oito pessoas ao custo médio de R$ 11. Já 1 quilo de proteína de soja alimenta até 50 pessoas ao custo médio de R$ 7. Essa iniciativa, além de beneficiar a saúde das nossas crianças, contribuirá também com os cofres do município, reduzindo os gastos com a compra de carnes”, frisou a parlamentar.

A iniciativa de Kitty Lima foi parabenizada pelos colegas vereadores. “A população tem adoecido devido à falta de qualidade dos alimentos que comemos, e o reflexo disso são as doenças que foram expostas durante o seu discurso”, disse o vereador Américo de Deus.

O vereador Fábio Meireles também elogiou a proposta. “O projeto de Vossa Excelência é muito bom porque as nossas crianças precisam dessa instrução”, disse.

“Eu quero poder oferecer às nossas crianças um dia na semana de alimentação mais saudável. Já conversei, inclusive, com a secretaria municipal de Educação, Maria Cecília Leite, sobre esse projeto e também da disponibilidade de uma ONG internacional vir à Aracaju para capacitar nossos profissionais gratuitamente e ela adorou a iniciativa, afinal, por que não aceitar essa oferta? Não estou trazendo aqui uma proposta onerosa, desrespeitosa e muito menos surreal a ninguém. Vamos aproveitar essa oportunidade”, pediu Kitty, em apelo direcionado aos colegas parlamentares.