Juvêncio destaca a importância da Campanha Setembro Amarelo

por Jacqueline Reis, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 06/09/2017 10h55, última modificação 06/09/2017 14h59
Juvêncio destaca a importância da Campanha Setembro Amarelo

Gilton Rosas

A Campanha Setembro Amarelo, que está sendo realizada durante todo este mês, foi destacada pelo vereador Juvêncio Oliveira (DEM), que durante esta quarta-feira, 6, fez um alerta a população sergipana sobre a prevenção do suicídio. De acordo com o parlamentar, no Brasil, a mobilização, que ocorre desde 2014, iniciada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), com apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) aborda a tentativa e a concretização- do ato de tirar a própria vida - como um problema de saúde pública.

“Para mim, o Setembro Amarelo é muito mais que uma campanha de prevenção. Para se ter uma ideia, o suicídio é o responsável por uma morte a cada 40 segundos do mundo, atingindo cerca de um milhão de pessoas por ano”, destacou o vereador, afirmando que o Brasil ocupa a oitava posição no mundo em números de suicídios.

Ainda segundo o parlamentar, entre os anos de 2000 e 2012 houve um aumento de 10,4% na quantidade de mortes, sendo mais de 30% em jovens. “Estima-se que até 2020 haverá um incremento de até 50% no número anual de mortes por suicídios. Essa realidade equivale a aproximadamente 32 casos por dia,número superior ao de vítimas da Aids e da maioria dos tipos de câncer”, enfatizou Juvêncio Oliveira.

Reflexão

Sobre a temática abordada durante a campanha, Juvêncio avalia que o assunto merece muita reflexão. “Sabemos que não existe uma razão que se explique o real sofrimento de quem decidiu por fim à sua própria vida. Neste contexto, aproveito para parabenizar a Associação Sergipana de Psiquiatria (ASP), que tem realizado diversas ações para nossa população junto à Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM)”, finalizou.