Isac destaca importância de emendas Parlamentares para saúde durante inauguração em maternidade

por Valéria Santana - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 27/01/2023 10h37, última modificação 27/01/2023 10h37

Foto: China Tom

Ao lado dos colegas vereadores, Isac Silveira (PDT) participou da entrega das novas instalações do Hospital e Maternidade Santa Isabel, realizada nesta quinta-feira (26). A unidade é umas das mais tradicionais de Aracaju e atua há 122 anos no atendimento gratuito à população sergipana. Segundo Isac, a Câmara Municipal de Aracaju tem tido um cuidado especial com essa instituição para que continue sendo referência para Sergipe. Em respeito ao primeiro hospital construído, os parlamentares têm se empenhado para levar investimento público e isso é fruto do esforço de todos, com destaque aos integrantes da Comissão de Saúde, Direitos Humanos, Assistência Social e Defesa do Consumidor, da qual Isac é presidente. “Enquanto comissão, o cuidado que nós temos tido é para garantir saúde de qualidade para quem mais precisa. Nesse hospital aqui não pode ser diferente. A unidade não pode perder essa linha de atuação, que é a porta aberta ao Sistema Único de Saúde, afinal, o SUS é o nosso plano de saúde”, destacou.

Referência no estado em cirurgia pediátrica e ginecológica geral, o Hospital e Maternidade Santa Isabel dedica 91% dos leitos ao Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade também funciona como hospital escola e busca habilitação para atuar com a medicina de alta complexidade em cirurgia neurológica e ortopédica, cujo processo tramita na Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju. “A gente acompanha de perto o trabalho que é feito aqui. Sob a coordenação da comissão, meus pares garantiram mais de R$3 milhões em emendas impositivas no orçamento municipal, para serem investidas aqui no hospital. Essa é uma demonstração clara e evidente de que a Câmara tem um cuidado especial com a mais antiga instituição filantrópica do estado de Sergipe”, finalizou Silveira.

Desde que assumiu a presidência da Comissão de Saúde, em fevereiro do ano passado, o vereador Isac Silveira tem trazido para o centro dos debates na Câmara demandas das comunidades, dos usuários do serviço público de saúde e também dos servidores. Para o orçamento deste ano, o parlamentar conseguiu aprovar uma emenda que garantiu o pagamento do piso salarial dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.