Escola do Legislativo promove palestra em ação da campanha Outubro Rosa

por Lucas Oliver - assessor de comunicação da Escola do Legislativo de Aracaju — publicado 25/10/2023 11h25, última modificação 25/10/2023 11h27
Escola do Legislativo promove palestra em ação da campanha Outubro Rosa

Divulgação

Na tarde dessa terça-feira, 24, a Escola do Legislativo de Aracaju Professora Neuzice Barreto de Lima, unidade vinculada à Câmara Municipal de Aracaju (CMA), recebeu a médica mastologista Leilane Barreto para comandar a roda de conversa com as servidoras legislativas sobre o acesso aos serviços de diagnóstico e contribuição para a redução da mortalidade.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo de Aracaju, Irla Suelem, essa atividade ressalta a importância dos cuidados com a saúde. “Mensalmente produzimos ações virtuais, além de atividades educativas internas para que os servidores possam compreender que a saúde é o que nos move, e, neste mês, não poderia ser diferente, afinal, o setor médico está conosco nessa parceria e a roda de conversa foi bastante produtiva e serviu como um alerta para todas as mulheres”, diz.

A médica da CMA, Renata Helen Silva, explica como surgiu a ideia da ação. “Fomentada pelos servidores do Setor Médico, a ideia surge após a mudança do setor para a nova unidade administrativa que permitiu atendimento adequado aos servidores da CMA”.

A vereadora e presidente da Procuradoria da Mulher,  Emília Corrêa (Patriota), expressa felicidade ao falar sobre o evento voltado às servidoras. “Um grande passo da Escola do Legislativo de Aracaju da CMA, preocupada  com a conscientização e a informação das  servidoras,  já que estamos no Outubro Rosa, mês que trabalha a prevenção do câncer de mama. Isso é muito importante. Achei interessante que a Escola viu a necessidade de trabalhar com as servidoras, essas mulheres que estão próximas e que, a partir desse evento, elas puderam compreender a importância dos exames preventivos. A Escola do Legislativo está de parabéns pela ação”, justifica.

Renata Helen acrescenta o objetivo da atividade, além de apresentar o funcionamento do serviço de saúde. “Resolvemos solicitar apoio da Escola do Legislativo que proporcionou estrutura física e logística para a realização do evento. A palestra sobre o Outubro Rosa vem para fechar o ciclo de atividades (consultas individualizadas, solicitação de exames de rastreamento e diagnóstico precoce) , atividades desenvolvidas pelo Setor Médico durante todo o mês de outubro”, conclui.

Para a médica mastologista Leilane Barreto, a informação é o primeiro passo para que as mulheres tenham a consciência de conhecer seu próprio corpo. “Se cuidar e fazer os exames de rotina são essenciais para prevenir as doenças, por isso essa iniciativa da Escola do legislativo é excelente no âmbito da saúde da mulher. As mulheres precisam saber que conhecer os fatores de risco, os sinais e sintomas do câncer de mama ajudam no diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura, alerta.

Ainda de acordo com Irla Suelem,  a roda de conversa une propósitos entre os setores da CMA. “Tudo se encaixa. A Escola do Legislativo apoia a iniciativa do Setor Médico e comemora o sucesso da roda de conversa que, com certeza , plantou a sementinha da prevenção contra o câncer de mama”, festeja.

“A gente precisa literalmente se tocar. Essa ação é fundamental para nós mulheres aprendermos a nos amar e nos conhecer. Nos tocar evita danos maiores a nossa saúde. Esse é um processo de educação, pois não podemos negligenciar sobre a nossa saúde”, finaliza a vereadora Professora Sonia Meire (PSOL).