Escola do Legislativo de Aracaju participa de simulação de audiência promovida pelo vereador Ricardo Marques

por Lucas Oliver, Assessor de Comunicação — publicado 19/10/2023 15h52, última modificação 19/10/2023 15h52

Foto: China Tom

Na tarde desta quarta-feira, 18, a Escola do Legislativo de Aracaju Professora Neuzice Barreto de Lima, unidade vinculada à Câmara Municipal de Aracaju (CMA), participou do projeto do vereador Ricardo Marques (Cidadania) que consiste em simular uma audiência ordinária junto com estudantes das escolas públicas, com o objetivo de desenvolver a representatividade política entre os jovens.

“Quero parabenizar a iniciativa do nobre vereador, Ricardo Marques, por apresentar o dia a dia do parlamento a esses jovens, além de expressar minha felicidade por estarmos explanando sobre a importância da Escola do Legislativo, a fim de contribuir com a representatividade política”, agradeceu o diretor da Escola do Legislativo de Aracaju, Vander Costa.

Segundo o vereador Ricardo Marques, a participação da Escola do Legislativo de Aracaju deve-se ao objetivo de envolver o Parlamento com a sociedade. “A Escola do Legislativo vem cumprindo esse papel tão relevante para todos. A participação da Escola do Legislativo, na simulação simbólica da audiência, permite que essa juventude compreenda como o vereador trabalha”, comenta Ricardo Marques.

A diretora do Centro de Excelência Professor Abelardo Romero Dantas (Cepard), do município de Lagarto, Gisele Arcoverde, expressa sua felicidade ao falar sobre o projeto que simula uma audiência no plenário da CMA. “Estou extremamente encantada com esse projeto, pois, na nossa escola, estamos desenvolvendo um projeto que também aborda política. Hoje é um marco poder ter essa experiência na CMA. Foi uma ideia assertiva do vereador Ricardo Marques e ouvir o diretor da Escola do Legislativo, sobre a importância de criar projetos que falem sobre política, é entender que podemos  disseminar a política para todos, principalmente para os estudantes que estão iniciando sua vida como eleitor”, pontua.

“Essa ação desenvolve a política com a juventude. Hoje trazemos a voz da juventude para dentro da Casa do Povo e a Escola do Legislativo vem para ensinar sobre o parlamento, disseminando a ideia de que política deve ser compreendida por toda a sociedade”, comenta o primeiro-secretário do Atheneu ONU, Rafael Gama.

A estudante Ana Clara Oliveira, do 2º Ano do Ensino Médio do Cepard, explica que a Escola do Legislativo é uma ferramenta importante para despertar o assunto sobre política, que é tão temido por todos. “Hoje estou como primeira-secretária da Mesa Diretora desta audiência simbólica e, ao falar na tribuna, mostrei que nós jovens podemos e devemos conhecer a política”, finaliza.