Escola do Legislativo de Aracaju adere à Campanha de Sustentabilidade

por Lucas Oliver, Assessor de Imprensa da Escola do Legislativo de Aracaju — publicado 19/10/2023 15h40, última modificação 19/10/2023 15h40
Escola do Legislativo de Aracaju adere à Campanha de Sustentabilidade

Foto: Assessoria de Imprensa

Nesta quarta-feira, 18, a Escola do Legislativo de Aracaju Professora Neuzice Barreto de Lima, unidade vinculada a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), aderiu à Campanha de Sustentabilidade, projeto desenvolvida pela CMA que faz parte da Rede Legislativo Sustentável, uma rede nacional, criada pelo TCU e Congresso Nacional, para dar suporte a outros órgãos do Poder Legislativo do país nas suas iniciativas sustentáveis.

Segundo a coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo de Aracaju, Irla Suelem, é uma iniciativa positiva. “Ficamos felizes em aderir à Campanha de Sustentabilidade. Nós já tínhamos adotado alguns hábitos sustentáveis corporativos, como utilizar energia limpa, trazer sua garrafinha, apagar as luzes, desligar computadores da tomada”, afirmou.

“Nós também adotamos o hábito de reduzir e eliminar documentações e/ou correspondências em papel físico. Hoje nossa comunicação interna é feita toda virtualmente por meio de programas e de aplicativos. Pois, assim, podemos preservar e conservar o meio ambiente”, conclui Irla Suelem.

A servidora e analista administrativo, atual presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável, Verena Dalton, explica como surgiu a ideia do projeto  sustentável. “Foi a partir da Oficina de Gestão Pública, em maio deste ano, promovida pela Escola do Legislativo de Aracaju com o Interlegis. Nela, aprendemos como construir o Plano de Logística Sustentável, sua estrutura, as etapas envolvidas nesse processo e as vantagens de utilizá-lo”.

Verena Dalton explica como a Escola do Legislativo de Aracaju deve  implementar a sustentabilidade no dia a dia. “A partir da prática do consumo consciente para recursos como água, energia elétrica e materiais como papel e copos descartáveis, além da adoção de pequenos hábitos, como o descarte em separado de materiais recicláveis limpos e secos, os quais serão destinados pela CMA para a reciclagem. Entre outros exemplos, também é importante mencionar a inclusão de critérios de sustentabilidade nos processos de compras públicas para a aquisição de itens mais coerentes com o desenvolvimento sustentável do município”.

Dalton, afirma, ainda, que a Escola do Legislativo de Aracaju como unidade educacional é uma ferramenta para conservação e preservação do meio ambiente. “Escolas são espaços privilegiados de formação de indivíduos, lugares capazes de promover o pensamento crítico e a visão sistêmica sobre a realidade concreta que nos cerca. Portanto, é certamente um lugar propício para sensibilizar e capacitar continuamente os servidores do Legislativo e outros cidadãos para adotar comportamentos que contribuam para a preservação e a recuperação do meio ambiente”.

A servidora Anna Caroline se compromete a adotar hábitos sustentáveis inspirados na Campanha de Sustentabilidade. “Vou me ater ao cenário profissional. Faz um bom tempo que ao menos o uso de copos descartáveis eu já reduzo, pois utilizo minha própria garrafa para água. Mas sigo com o uso quando se trata do cafezinho, por exemplo, em algumas ocasiões. Com a apresentação hoje, e considerando o cenário do setor que atuo, visualizei algumas possibilidades: quando finalizar o uso do copo descartável, lavar o mesmo e jogar em lixeiras que  sejam destinadas para esse material plástico, além de utilizar apenas determinadas lixeiras que favoreça a reciclagem. Para funcionar basta que todos queiram fazer acontecer”.

“Com esse projeto de sustentabilidade vamos reforçar nossos valores em relação a prática sustentável, além de mobilizar os servidores da Escola para que propague esse hábito em seus lares”, finaliza a coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo de Aracaju, Professora Neuzice Barreto de Lima Irla Suelem.