Escola do Legislativo da Câmara realiza o projeto “Conhecendo o Parlamento Kids”

por Eduardo Costa e Leilane Coelho — publicado 04/10/2019 12h15, última modificação 04/10/2019 17h10

Foto: Gilton Rosas

Para que o ambiente parlamentar ganhe mais alegria e disposição, crianças visitaram de várias unidade de ensino tiveram um dia de aprendizado sobre tais funções. Foi visando isso que a Escola do Legislativo Professora Neuzice Barreto de Lima, da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), realizou em sua sede nesta sexta-feira, 4, o projeto “Conhecendo o Parlamento Kids”.

O projeto é uma extensão do “Conhecendo o Parlamento”, que recebe jovens da rede pública para falar sobre representatividade política e o papel do Legislativo municipal. Em sua versão Kids, crianças de 8 a 12 anos de quatro escolas da rede pública visitaram a Escola para conhecerem as funções do Legislativo e do vereador de uma maneira diferente.

O Presidente da CMA, Nitinho Vitale (PSD), esteve no evento para contemplar a ação da Escola do Legislativo que trouxe a criançada para conhecer o papel de um vereador. “Esse projeto é excelente, fornece para as crianças sobre o que significa ser vereador e do que é um parlamento. Eu só tenho a parabenizar a direção dessa Escola e que eles continuem trazendo esses projetos para que consigam despertar o interesse na política nas novas gerações” exaltou Nitinho.

“Pegamos essa ideia e estamos fazendo-a com crianças de 8 a 12 anos, com palestras de forma lúdica para que os alunos por meio de brincadeiras, teatros, fantoches e oficinas, conheçam a função do vereador, a importância do Poder Legislativo municipal e a noção de executivo e judiciário. É um projeto que visa trazer cidadania e democracia para essas crianças, que muitas vezes não tem oportunidades e informações a respeito dessa questão. Agradecemos ao presidente Nitinho por toda ajuda dada ao projeto”, disse o diretor da Escola do Legislativo, Vander Costa.

Vander complementa: “Temos uma pareceria com as redes municipal e estadual de ensino. Elas mandam a relação de alunos e a gente os recebe uma vez por mês. No lançamento do projeto, estamos recebendo duas escolas pela manhã e duas à tarde. Queremos dar a todas as escolas de Aracaju a oportunidade de trazer os menores para cá”.

Projeto

Neste dia de lançamento, as visitas foram feitas por quatro instituições: Escola Estadual Manoel Franco Freire, Escola Estadual Artur Fortes, Escola Estadual Wolney Leal de Melo e Escola Estadual Jacintho de Figueiredo.

Professora do 3º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Manoel Franco Freire, Janigleide Alcântara Costa destacou a importância do trabalho. “É uma iniciativa muito relevante, um momento especial. Os alunos estão vendo aqui o que veem nos livros, e aqui é uma forma lúdica de ensino em um espaço bastante confortável. É uma realidade diferente”, afirmou.

O evento contou com a presença do vereador Palhaço Soneca (sem partido), animando a criançada. Soneca, que desenvolve trabalhos para jovens em várias comunidades, agradeceu a todos os organizadores e também pontuou a relevância de tal projeto para o futuro das crianças. “Primeiramente quero agradecer ao presidente Nitinho por essa iniciativa maravilhosa de mostrar às crianças a importância do poder legislativo. E eu, na posição de vereador e artista, jamais negaria estar aqui para ajudar e mostrar um pouco do nosso trabalho. Toda a equipe está de parabéns, e que essa iniciativa fique por mais anos, mesmo que sejam com outros presidentes. E sempre agradeço a Deus e ao povo de Aracaju por estar aqui e me darem essa condição de vereador”, disse ele.

Para Alexandra Souza, professora da Escola Estadual Wolney Leal de melo foi de muita importância seus alunos poderem prestigiar o evento e uma experiência única na vida deles. “Eles vão ter noção de como realmente funciona e para que serve o legislativo e judiciário. Eles já estudam isso em sala de aula, mas é muito importante eles terem essa vivencia” contemplou a professora.

Entre as várias brincadeiras, foi eleita uma vereadora mirim entre as 100 crianças presentes. Yasmin Letícia, de oito anos, foi a vencedora e falou com a simplicidade e alegria típicas de uma pessoa de sua idade: “Foi ótimo! Agradeço a todos que votaram em mim! Estou bem feliz por estar aqui. A ação é ótima, porque tem várias brincadeiras e a gente aprende muito”.