Dia da Mulher: Câmara promove equidade entre gêneros
Mulheres são maioria no Brasil e no mundo. Uma em cada três sofre violência de algum homem ao longo da vida. Entre as 500 maiores empresas do mundo, menos de 5% possuem chefes executivas (CEOs) mulheres. Dados como estes, levaram a Organização das Nações Unidas (ONU) a realizar uma pesquisa nacional para entender como os homens podem participar do diálogo pela igualdade de gênero. A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) já entende a necessidade de garantir equidade e a prova disso é que dos 22 setores que compõem a Câmara, 11 são liderados por mulheres.
A equidade de gênero nas funções de chefia espelham as pautas diárias que surgem além do Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira (8).
A atual legislatura conta com o maior número de vereadoras e dos 24 parlamentares que compõem o quadro do Poder Legislativo Municipal, quatro são mulheres.
Baseado no compromisso da atual gestão, comandada pelo presidente Nitinho (PSD), em promover justiça social e inclusão, a Casa tem apoiado iniciativas e programas que contribuem para o desenvolvimento de uma sociedade mais equilibrada, e acima de tudo, mais respeitosa. O Poder Legislativo Municipal também conta com a Procuradoria da Mulher e o programa semanal da TV Câmara Aracaju 'Delas', com conteúdos sobre o universo feminino.
A superintendente executiva, Josy Aguiar, destacou as ações da Casa. “Essa gestão de fato se preocupa com a equidade de gênero, consequência disto é que nos cargos de direção a maioria são mulheres. Inclusive foi implantado a Procuradoria da Mulher, um órgão preparado para receber as mulheres em situações de necessidade”, explicou.
Procuradoria da Mulher
É um órgão institucional alocado na própria Casa Legislativa, com o objetivo de acolher e atender não somente as vítimas de violência doméstica, como qualquer outro tipo de atendimento que as mulheres de Aracaju sintam necessidade.
Delas
Lançado pela TV Câmara neste mês de março, o programa semanal 'Delas' é comandado por duas jornalistas, Leilane Coelho e Martha Mendonça, que abordam, em cada edição, uma pauta relacionada ao universo feminino, com o objetivo de dar voz, força, cuidado, diálogo, informação e o mais importante, apoio às mulheres. Com exibição às terças-feiras, 20h30min na TV Câmara Aracaju, 5.3 em canal aberto, 305.3 na Sky e 8 na Net ou pelo canal oficial do YouTube.
Para a servidora e jornalista da Casa, Martha Mendonça, o Dia Internacional da Mulher é só um dia de lembrar a força feminina, diante das várias lutas que as mulheres enfrentam. “Este dia vale a pena para que a gente entenda que lá atrás mulheres começaram a lutar seus direitos e que ainda não conseguimos de forma igualitária. Somos mães, esposas, filhas e somos ainda cobradas o tempo todo. A nossa luta por igualdade e respeito é feita todos os dias”, concluiu Martha.