Emília Corrêa: Não se faz saúde sem os enfermeiros

por Andréa Lima, Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 08/09/2022 14h55, última modificação 08/09/2022 15h00
Emília Corrêa: Não se faz saúde sem os enfermeiros

Foto: Agência Câmara

Dias após o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspender a lei do piso nacional dos enfermeiros, estabelecendo uma remuneração mínima de R$ 4.750 para categoria e que entrou em vigor em 5 de agosto, a vereadora Emília Corrêa (Patriota) prestou solidariedade à classe na Tribuna do Legislativo Municipal e destacou a justa manifestação feita pela categoria durante o desfile cívico de 7 de setembro.

“O que eu pude constatar ao prestigiar os desfiles da Barão de Maruim e em Lagarto, foi que mesmo diante do caos em setores vitais para as pessoas, ainda preservam esse sentimento patriota. Não morreu. E, que, neste momento, trás consigo, manifestação por justiça, como por exemplo, a dos enfermeiros. Eles vestidos de preto, como forma de repúdio, é uma cena que nos deixa reflexiva. Que decisão injusta. Onde está a consciência e empatia ao propor uma decisão como esta?, questionou a vereadora.

Ainda em sua fala, a oposicionista deixou claro que sempre foi a favor de tudo que envolve melhores condições para os enfermeiros e que considera desumana essa decisão. “A função da enfermagem é de uma importância incontestável, da mesma forma de tudo que envolve à saúde. Aquele serviço e valorização não há nada que substitua. Eles não merecem essa frustração. Essa desesperança.

Na hora que a enfermagem está sendo minimizada, desvalorizada, todos nós vamos sentir as consequências”, afirmou.

Após grande mobilização da classe e repercussão do caso, O STF (Supremo Tribunal Federal) vai julgar a partir da próxima sexta, 9, se confirma ou não a decisão do ministro Roberto Barroso de suspender a aplicação do piso salarial da enfermagem.