Na véspera do Dia do Servidor Público, CMA promove cerimônia de posse de 13 novos servidores

por Por Agência Câmara Aracaju — publicado 27/10/2022 12h37, última modificação 27/10/2022 12h37

Foto: Gilton Rosas

Na véspera do Dia do Servidor Público, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) empossou mais 13 novos servidores que foram aprovados no concurso realizado em dezembro de 2021. A posse desta quinta-feira, 27, foi conduzida pelo presidente da Casa Legislativa, Nitinho (PSD), que aproveitou para desejar boas-vindas aos mais novos servidores da Casa.

“É uma alegria poder recebê-los. Estamos aqui para reconstruir um novo processo administrativo na Câmara Municipal de Aracaju.” Na oportunidade, o presidente também fez um breve relato da sua gestão e afirmou que, até o fim do seu mandato, irá convocar todos os aprovados previstos em lei.

Nitinho também discursou sobre a importância do trabalho coletivo e da boa convivência no ambiente de trabalho e se colocou à disposição dos novos empossados. “Boa sorte a todos e que vocês venham com o espírito de servidor público e com compromisso em atender o povo de Aracaju", finalizou o presidente da Câmara.

Presente na solenidade, a vereadora professora Ângela Melo (PT) destacou a importância dos concursos públicos. “Eu sou uma defensora do concurso público e acho importantíssimo, principalmente, para a juventude, que hoje não tem muita perspectiva para concurso.” A parlamentar também reforçou a segurança que o cargo público oferece para a população e desejou boas-vindas a todos os aprovados “Não é somente realizar o concurso, é dar posse aos concursados que foram aprovados”, finalizou Ângela Melo.

Novos servidores empossados

A assistente administrativo empossada, Elaine Alves, contou que há muitos anos vinha se preparando para concurso e esse foi o primeiro que obteve sucesso de aprovação. “Estava afastada do trabalho por conta da pandemia e aproveitei para intensificar os estudos”, lembrou.  Elaine também expressou ansiedade para esse novo momento da sua vida e finalizou destacando a sua felicidade na aprovação. “Estou muito ansiosa, trabalhava em uma farmácia de manipulação e agora vou trabalhar na área administrativa. Isso para mim é muito novo e gratificante. Estou muito feliz em estar aqui”, concluiu a assistente administrativo.

Miguel Bezerra, um dos taquígrafos empossados, relatou que esse foi o seu primeiro concurso na área de taquigrafia. “Eu já havia feito alguns concursos e vinha estudando taquigrafia para quando houvesse uma oportunidade de concurso nessa área. Foram quase 2 anos me preparando e quero trabalhar de forma coerente e compromissada”, relatou. Miguel também destacou a importância da taquigrafia. “Continuarei treinando taquigrafia em casa, taquigrafando com qualidade, para cada vez mais ir me desenvolvendo nessa área”, finalizou o novo servidor.

Esses servidores foram convocados em agosto de 2022 e cumpriram todos os requisitos legais, estando aptos, então, para iniciar os trabalhos imediatamente na Câmara Municipal.

Dia do Servidor Público

O Dia do Servidor Público foi criado durante o governo do presidente Getúlio Vargas e as leis com direitos e deveres desses funcionários foram instituídas em 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional. O artigo 236 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, determina que 28 de outubro é oficialmente o Dia do Servidor Público no Brasil.

Os servidores públicos são responsáveis pela promoção da cidadania e fortalecimento da democracia. Servindo à sociedade para garantir o direito dos brasileiros de terem acesso a serviços públicos de qualidade.