Em live da Câmara, Pastor Diego defende política de saúde mental nas escolas

por Leilane Coelho — publicado 07/07/2021 09h03, última modificação 07/07/2021 09h03
Em live da Câmara, Pastor Diego defende política de saúde mental nas escolas

Arte: Vanessa Passos

Na noite desta terça-feira, 6, o vereador Pastor Diego (PP) participou de uma live no Instagram da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para tratar sobre ‘Saúde mental e inteligência emocional nas escolas’; A conversa foi conduzida pelos jornalistas da Casa Martha Mendonça e Gabriel Xavier

De início, os jornalistas questionaram o parlamentar de onde surgiu a ideia do Projeto de Lei que trata sobre a saúde mental nas escolas. “Esse projeto não nasceu agora na época da pandemia ou no início do mandato, esse projeto é desde a época da campanha, pois esse sempre foi um assunto que eu me preocupei”, afirmou o vereador.

O parlamentar também explicou o teor do projeto e a criação dele. “É importante ressaltar que já há uma lei federal que obriga a figura do psicólogo e do assistente social nas escolas seja na rede municipal ou estadual. Esse programa de saúde não está focado apenas nos alunos e sim em todos que fazem parte da escola, seja o diretor, o professor, o porteiro e por aí vai. Quando decidi propor esse projeto, eu me reuni com conselhos regionais para que isso pudesse ser implantado de maneira eficaz, além disso também realizei uma audiência pública para tratar sobre o tema e ouvir os professores, os psicólogos, os assistentes sociais”, explicou.

O Pastor Diego ainda falou sobre a implantação do projeto. “A parte instrumental, essa parte prática, eu fiz questão de fazer com o conselho regional de psicologia e eu perguntei o que precisaríamos para a implantação do projeto e eles detalharam as técnicas que poderiam ser efetivas”.

Outra questão respondida pelo parlamentar foi sobre o Projeto de Lei que defende a liberdade religiosa. Pastor Diego destacou que o principal ponto da propositura é a garantia de respeito. “Primeiro quero frisar que a liberdade religiosa é um direito exposto na Constituição Federal. O propósito desse projeto é regulamentar a liberdade religiosa para que todos possam se manifestar religiosamente. Essa iniciativa garante o respeito a todos”.

Conhecido pela defesa da educação, o parlamentar também defendeu o retorno presencial das aulas escolares, com obediência às regras sanitárias. “Eu sou um defensor do retorno das aulas presenciais, pois as pessoas já retomaram diversas atividades, inclusive de lazer, e com o avanço da vacinação eu acredito que se for garantido todos os protocolos é possível o retorno. Eu sei que o professor está fazendo o máximo para atender a todos os alunos e passar o conteúdo e, também sei que os alunos possuem realidades diversas e que muitas vezes fica inviável estudar em casa, por isso eu defendo o retorno das aulas”.

Finalizando a conversa, Pastor Diego fez um balanço do seu mandato. “Nas minhas redes sociais é possível encontrar um vídeo que relata todo o meu trabalho de mandato. Mas aproveito a oportunidade para falar que apresentei, Requerimentos, Indicações e Projetos de Lei em prol da população aracajuana”.

Parlamento Digital
Todas as terças-feiras, às 19h30, o Instagram da Câmara de Aracaju realiza live com vereadores, com o objetivo de aproximar a população dos parlamentares