Elber sugere licitação para uso de apps para que haja economia no setor de transporte na Prefeitura de Aracaju

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 03/04/2019 13h02, última modificação 03/04/2019 13h02

Foto: Gilton Rosas

O vereador Elber Batalha (PSB) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) com o intuito de trazer propostas que visam ajudar a administração pública no município de Aracaju.

O parlamentar disse que fez algumas pesquisas em projetos que estão sendo implantados e, diversas capitais no Brasil e descobriu que muitas cidades estão realizando licitação para utilização de aplicativos de carro para atender às secretárias, acabando, assim, com as locações de carros pelos órgãos. “Isso economiza dinheiro, combustível e, principalmente, evita muitas fraudes que existem nos contratos de locação”, explicou.

Segundo Elber, as Prefeituras de Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), já aderiram a este tipo de prática em suas administrações. O vereador disse que essa inciativa está dando muito certo porque se faz uma licitação para várias empresas de aplicativos de táxis e a empresa que der a menor tarifa média, ganha o pregão. “Se instala em cada secretaria um programa e uma pessoa determinada por cada secretário gere o sistema. Ou seja, isso acaba com a farra dos secretários e gestores terem carros públicos à disposição para serviços que não sejam referente à pasta. E, o melhor, a secretaria terá o controle absoluto de como foi usado o dinheiro público porque ficará registrado todo deslocamento que foi realizado pelos servidores daquele órgão. E em todos os municípios que já foi adotado esse sistema, ele tem se demonstrado exitoso, funcional, eficiente e econômico, com uma redução de 30 a 40% nas despesas com locação de veículos”, pontuou.

“A minha sugestão para Aracaju, já que o prefeito Edvaldo Nogueira não quer enfrentar o debate do Uber, ele poderia atender os taxistas fazendo essa licitação direcionada para está categoria. Aplicativos que usem táxis podem concorrer, já que essa categoria vem sofrendo com a proliferação de aplicativos de transporte público, alemã de ser uma forma de modernizar a administração. Nossa ideia com essa indicação é provar que a oposição faz ações propositivas, e não só de cobranças”, finalizou.