Elber quer saber porque servidores estão pagando os juros dos empréstimos do 13º

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 21/02/2018 14h05, última modificação 22/02/2018 01h47

Foto: Gilton Rosas

O primeiro discurso do ano de 2018 do vereador Elber Batalha (PSB) foi para cobrar do Governo do Estado pelos reiterados parcelamentos dos salários dos servidores ao longo desses anos. A prática também vem sendo adotada pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Porém, o juros do empréstimo está sendo cobrado diretamente do servidor público.

Elber explicou que era praxe o servidor contrair o empréstimo para a antecipação do 13º junto ao banco, e o governo e a Prefeitura de Aracaju honravam o pagamento das parcelas desse empréstimo. Na prática, os juros eram pagos pelos governos. Só que desde o ano passado, isso não vem ocorrendo. “Tenho contracheques de servidores que provam a cobrança por parte da instituição financeira das parcelas do empréstimo diretamente dos servidores”, informou.

O líder da oposição na Câmara disse estar preocupado com essa medida e cobrou do Governo do Estado honradez no compromisso com os empréstimos dos servidores. “O servidor já passa o sufoco em ter salários atrasados e ainda os parcelamentos do 13º, e agora pagam o pato de serem cobrados pelos juros dos empréstimos que seriam de responsabilidade do Estado. Vamos apresentar um requerimento para que tanto o Banese, quanto o Governo regularizem o mais rápido esta situação para que o servidor não seja prejudicado com essa cobrança”, finalizou.