Elber pede a reabertura do Centro de Zoonoses de Aracaju

por Luciana Gonçalves, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 17/11/2017 12h15, última modificação 17/11/2017 12h15
Elber pede a reabertura do Centro de Zoonoses de Aracaju

Foto: César de Olveira

Diante da aprovação no Congresso Nacional da Lei Federal 13246/2017, que dispõe sobre a política de controle de natalidade de cães e gato, o vereador Elber Batalha aproveitou o ensejo para parabenizar o Congresso pela iniciativa.

Elber lembrou que na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) também existe um projeto semelhante, de autoria da vereadora Kitty Lima que replicou esta mesma lei federal para a capital sergipana. “É de extrema necessidade que isso seja enxergado além de uma causa de solidariedade e paixão pela causa animal, mas sim, como uma causa de saúde e segurança pública”, avalia.

O parlamentar pontuou também que as políticas públicas para a questão dos animais me Aracaju há muitos anos foram abandonadas. Segundo Elber, desde a última gestão de Edvaldo Nogueira e a de João Alves que não se tem controle de zoonoses em Aracaju. “A causa animal se tornou uma causa digna de filme de terror. Ao invés de tratar e prevenir doenças, os gestores preferiram sacrificar esses animais e seus cadáveres de eram jogados em qualquer lugar, chegando ao ponto de contaminar os lençóis freáticos de Aracaju. Esse foi motivo do fechamento do Centro de Zoonoses da capital”, lamentou.

Para Elber, a solução para esse problema seria a reabertura do Centro de Zoonoses, como também a elaboração de uma licitação pública para que as lojas especializadas em tratamento e castração de animais preste este serviço ao município, numa parceria com a prefeitura de Aracaju. “O termo castração nos parece pesado, mas no que se refere ao animal é necessária esta esterilização, a fim de que se evite uma reprodução desenfreada e uma população de animais desassistida pela cidade, sem políticas públicas de controle, e isso venha refletir na saúde das pessoas. Precisamos entender que isso é questão de saúde pública e afeta diretamente a todos nós”.