Eduardo Lima continua defendendo mais qualificação para os conselheiros tutelares

por Naldo Santos, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 19/07/2022 16h03, última modificação 19/07/2022 16h03
Eduardo Lima continua defendendo mais qualificação para os conselheiros tutelares

Foto: Gilton Rosas

O vereador Eduardo Lima (Republicanos) pediu Explicação Pessoal durante a Sessão Plenária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta terça-feira (19), para comentar uma carta lida pelo também vereador Paquito de Todos, que afirmou que o seu Projeto de Lei 163/2022, que propõe uma prova para se candidatar ao cargo de conselheiro tutelar é “mal elaborado”.

A carta foi de autoria de alguns conselheiros tutelares que não concordam com o projeto.

“O que há de errado? O que é inconstitucional? Eu fico preocupado com esse discurso que diz que cobrar conhecimento mínimo de alguém que vai lidar com crianças e adolescentes é algo errado. Temos que ter cuidado com essa fala”, rechaçou.

Eduardo Lima lembrou que a votação do projeto foi adiada por 15 dias, para que os conselheiros tutelares fossem ouvidos, e que reuniões estão sendo feitas para tratar do tema, e que o vereador Paquito de Todos não esteve em nenhuma delas.

“O artigo 139 do ECA, vereador Paquito, para que o senhor tenha ciência, ele dispõe que o processo de escolha será estabelecido por Lei Municipal, então o município tem o pleno poder para deferir sobre regras diante do certame de escolha dos conselheiros tutelares”, explicou.

Para finalizar sua fala, o vereador Eduardo Lima convidou o seu colega de parlamento para participar da próxima reunião com os conselheiros tutelares, que ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 25, na Câmara Municipal. O vereador Paquito de Todos respondeu dizendo que estará no encontro.