Byron destaca importância de investir em capacitação e ingresso da juventude no mercado de trabalho

por Pábulo Henrique, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 19/07/2022 15h41, última modificação 19/07/2022 15h41

Foto: Gilton Rosas

Um dos grandes desafios enfrentados pelo jovem aracajuano, na visão do vereador Sargento Byron (Republicanos), é em relação à capacitação e ingresso dos jovens no mercado de trabalho. Nesta terça-feira, 19, o parlamentar usou o Pequeno Expediente da Sessão Ordinária da Câmara para tratar sobre o tema que, segundo dados do Ministério da Economia, dois a cada dez jovens de 18 a 24 anos procuram, mas não encontram uma vaga de emprego no mercado formal.

Em sua fala, Byron reforçou a necessidade do Município, através da Fundat, pensar políticas públicas voltadas à especialização da juventude aracajuana, firmando parcerias com empresas privadas com o objetivo de inserir, principalmente, os aracajuanos em situação de vulnerabilidade social no mercado, grupo que, de acordo com Byron, são os mais afetados nesse processo.

“Ainda estamos sofrendo com os resquícios da pandemia. O mercado de trabalho ainda está tímido. Desde 2016, a taxa de desemprego está acima de 20% entre os jovens. É a maior média entre a população em geral em todo o país. Precisamos pensar em políticas públicas voltadas à juventude, ao emprego e à renda. Temos que fazer com que esse grupo esteja capacitado, preparado para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e, principalmente, pensar em ações que firmam parcerias com empresas privadas para estimular a ocupação das vagas de emprego por esses jovens”, pontou Sargento Byron..

Byron levou uma iniciativa considerada um exemplo, que é o programa de aprendizado “Aprendiz Integrado”, criado em 2018, com a perspectiva de preparar o jovem e criar oportunidades para o ingresso no mercado. “Esse programa foi desenvolvido através da lei 10.097/2000, está presente em 18 estados brasileiros. Recentemente, esse programa passou por Aracaju, selecionando novos jovens para que participem de capacitações e até dando oportunidades de emprego formal aos selecionados. É um programa muito eficiente, que tenho certeza que a Prefeitura pode se inspirar”, opinou o vereador.