Comissão de Saúde da Câmara trata da superlotação das urgências pediátricas

por Agência Câmara Arracaju — publicado 20/07/2022 10h04, última modificação 20/07/2022 10h04
Comissão de Saúde da Câmara trata da superlotação das urgências pediátricas

Foto: China Tom

A Comissão de Saúde e Direitos Humanos da Câmara Municipal de Aracaju realizou na tarde desta terça-feira, 19, uma reunião para tratar da superlotação das urgências pediátricas da Capital sergipana. O encontro contou com a presença de parlamentares e membros da Secretaria de Estado da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, da OAB, do Hospital e Maternidade Santa Isabel e do Hospital da Criança.

O presidente da Comissão de Saúde, vereador Isac Silveira (PDT), comentou a motivação da reunião. “Estamos tentando encontrar soluções para duas questões centrais, a superlotação das urgências pediátricas tanto do Santa Isabel, como do Hospital da Criança. Existe uma desassistência da população e nós, enquanto parlamentares, queremos intermediar para oferecer o melhor para os usuários”, disse.

A presidente da Associação Aracajuana de Beneficência, mantenedora Hospital e Maternidade Santa Isabel, explicou a problemática da unidade. “O Santa Isabel não atende apenas Aracaju, atende crianças de todas as cidades de Sergipe, além disso, atendemos mulher com qualquer queixa, mesmo que não esteja em trabalho de parto. Fazemos mais de 900 partos no mês, o que equivale a 41% de Sergipe. Atendemos não só da sua região, mas também de outras regiões que existem maternidades”, comentou Debora Fontes Leite.

O Hospital e Maternidade Santa Isabel possui 18 leitos, dois de estabilização, 22 leitos de enfermaria pediátrica, 29 leitos de unidade neonatal e tem uma média de três mil atendimentos por mês. A unidade é o único hospital que possui UTI materna e funciona como retaguarda de todos os hospitais de Sergipe.

A coordenação especial de políticas da Secretaria de Estado da Saúde, Neuzice Lima, falou sobre o Hospital da Criança. “Quero falar da importância do Hospital da Criança, que foi inaugurado em novembro de 2021, chegou para contribuir com a assistência da população. O hospital foi inaugurado para dar assistência de baixa e média complexidade, que era feito dentro do Huse. Nosso maior volume de atendimento são de munícipes de Aracaju, apesar de atender pacientes de Socorro porque o Hospital Zé Franco está sem pediatria. Temos uma média mensal de quatro mil atendimentos por mês, com média de dois a três dias de internação”.

A advogada e membro da comissão de saúde da OAB, Carolina Santos Teixeira de Menezes, a nossa instituição tem como principal missão zelar pelo direito e garantia dos direitos da sociedade. Recebemos uma demanda da sociedade de pediatria de Sergipe, a partir daí oficiamos o município de Aracaju e o governo do Estado. Logo após, fizemos visitas nos hospitais e foi bastante angustiante pela falta de leitos, onde conversamos com gestores, pacientes e familiares. No final fizemos um relatório que será encaminhado para a Câmara e para a Assembleia Legislativa onde constatamos uma carência de 13 leitos de terapia intensiva para pacientes pediátricos”.

Presença

Participaram da reunião os vereadores Linda Brasil (PSol), Sávio Neto de Vardo da Lotérica (PSC), ngela Melo (PT), Cícero do Santa Maria (Podemos), Soneca (PSD), Emília Corrêa (Patriota), Ricardo Vasconcelos (Rede), Eduardo Lima (Republicanos) e Sheyla Galba (Cidadania), além da deputada estadual e presidente da Comissão de Saúde da Alese, Goretti Reis.