Dr. Manuel Marcos chora ao relatar descaso na saúde

por Martha Costa, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 13/07/2022 15h28, última modificação 13/07/2022 15h28
Dr. Manuel Marcos chora ao relatar descaso na saúde

Foto: Assessoria Parlamentar

Em entrevista concedida a radialista Magna Santana para o jornal da Fan desta quarta-feira, 13, na Câmara Municipal de Aracaju, o Dr. Manuel Marcos (PSD) chorou ao falar da situação da saúde pública em Sergipe. O parlamentar afirmou que é preciso revisar os valores dos procedimentos da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) repassados aos médicos na tentativa de diminuir a fila de espera por cirurgias.

“São centenas de mulheres aguardando na fila. Muitas delas esperam a mais de um ano por uma cirurgia. Além disso, estive no Huse semana passada e encontrei uma mãe com o filho, um homem de uns 30 anos, que eu fiz o parto para ele nascer, e ele politraumatizado, com múltiplas fraturas, há uma semana em um leito, esperando regulação para a cirurgia. Estava lá com as duas pernas quebradas e os dois braços quebrados. O que nós aprendemos em medicina é diferente – o paciente, depois de diagnosticado, precisa ser imediatamente tratado”, explicou o médico.

Dr. Manuel Marcos também alertou as autoridades públicas sobre a tabela SUS em Sergipe. “É preciso rever os valores pagos pelo SUS. É preciso atualizar o preço das cirurgias. Pegar a tabela dos outros estados e ver o que pode ser feito para incentivar os médicos a operar pelo Sistema. Os médicos não são bem remunerados para fazer procedimentos de alta complexidade", esclareceu.

O legislador se emocionou ao relatar sua vivência como médico. “É triste, muito triste o que está acontecendo na saúde do nosso país. Estão tratando a saúde de qualquer jeito e quem sofre são os mais pobres, que morrem esperando por uma cirurgia. Eleitor, abra seus olhos, pelo amor de Deus!, disse o parlamentar, que completou, já emocionado: “pelo amor de Deus, valorize o seu voto, escolha uma pessoa que preste”, desabafou.