CMA promove roda de conversa sobre a utilização de Inteligência Artificial no serviço público
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) promoveu, na manhã desta quinta-feira (23/10), uma roda de conversa sobre “Inteligência Artificial: desafios e oportunidades para o serviço público”. O evento, que integra a programação especial da Semana do Servidor da instituição, ocorreu no Centro Cultural de Aracaju e contou com a presença do especialista em IA e consultor de tecnologia Jonas Renan, e do pós-graduado em IA e mestrando em Empreendedorismo e Cidadania Global, André Gusmão.
De acordo com o palestrante André Gusmão, a inteligência artificial já faz parte do cotidiano das pessoas, mas deve ser utilizada de maneira ética. “A inteligência artificial é uma realidade para todos os setores da sociedade, não adianta fugir, não adianta dizer que não vai usar mais ou jamais. A gente passa agora a tentar entender em que momento vai usar a inteligência artificial na profissão, no dia a dia, em casa — e tudo isso sem perder a questão ética, porque utilizar a inteligência artificial com ética é algo importantíssimo nesse momento”.
O palestrante Jonas Renan destacou que a inteligência artificial está bastante presente na realidade do setor público, mas alertou que é necessário conhecer a ferramenta para utilizá-la da melhor maneira possível. “A inteligência artificial já está transformando a gestão pública. As pessoas já estão utilizando — é só você passear por qualquer repartição pública e verá que estão usando o ChatGPT para escrever um roteiro de programa de televisão, para elaborar um projeto de lei. Então, agora, é saber como utilizar bem essas ferramentas, entender os riscos envolvidos, para conseguir extrair sua potencialidade e mitigar o risco inerente a esses modelos de linguagem”.
Amauri Santos, chefe do Cerimonial da CMA, foi o mediador da roda de conversa e explicou como surgiu a ideia de trazer esse tema para a Semana do Servidor. “Quando a gente pensou na Semana do Servidor, tão logo veio à mente a questão da inteligência artificial, pois é um tema que está sendo discutido, vivenciado e praticado mundialmente. Além disso, é uma forma de facilitar o trabalho dos nossos servidores”.
O vereador Levi Oliveira (PP), entusiasta do empreendedorismo e da inovação, esteve presente no evento e enfatizou que a iniciativa contribui para a capacitação dos servidores. “Primeiramente, gostaria de parabenizar o nosso presidente, Ricardo Vasconcelos, por essa iniciativa da Semana do Servidor. Hoje é um dia especial para os nossos servidores, que vão poder participar de um treinamento sobre inteligência artificial, empreendedorismo e inovação — ou seja, um dia de aprendizado e de conhecimento, para que estejam cada vez mais capacitados”.
A servidora Patrícia Matos, chefe do Setor de Promoção Social da CMA, salientou que a programação da Semana do Servidor está sendo uma experiência bastante enriquecedora. “Está sendo uma semana incrível e enriquecedora para todos nós da Casa. Tivemos a abertura com o presidente, depois um dia voltado para a saúde, em que os servidores aproveitaram bastante os serviços oferecidos, e hoje estamos aqui, no Centro Cultural de Aracaju, participando de uma palestra muito enriquecedora sobre inteligência artificial no ambiente de trabalho, com um palestrante de São Paulo que trouxe uma bagagem de conhecimento para compartilhar conosco. Acredito que vamos levar esse aprendizado e essa experiência vivida hoje para a nossa rotina de trabalho”.
O servidor Rodolfo Oliveira também fez questão de marcar presença no evento. Para ele, é uma oportunidade de conhecer mais sobre o assunto e colocar em prática nas atividades que desenvolve na Câmara Municipal. “É um tema muito atual e relevante. A gente ainda está iniciando o uso aqui na Câmara, e esse aspecto ainda não faz parte da cultura do nosso setor de Contabilidade. Então é importante se atualizar e aprender”, afirmou, ao explicar que a IA pode auxiliar na emissão e análise de relatórios, mas que isso deve ser feito com cuidado, devido à responsabilização.