Câmara de Aracaju cria projetos em benefícios da Mobilidade Urbana da capital

por Fernanda Sales — publicado 16/01/2018 13h45, última modificação 16/01/2018 22h09
Câmara de Aracaju cria projetos em benefícios da Mobilidade Urbana da capital

César Oliveira

Assim como muitas cidades brasileiras, Aracaju convive com um grande dilema: os problemas de mobilidade urbana. Com os crescimentos das cidades há uma elevação do número de veículos, promovendo assim o inchaço no trânsito. Para solucionar ou amenizar a situação de mobilidade, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) vem atuando por meio dos vereadores na busca de criar Projetos de Lei que beneficiem a mobilidade e a locomoção da população.

Uma das principais formas para melhorar a mobilidade é atuar nos benefícios dos transportes coletivos urbanos, além de incentivar o uso de bicicletas, que reduz ainda a emissão de poluentes na atmosfera e melhora a qualidade de vida no meio urbano.

Um dos projetos que defende o incentivo ao uso de bicicletas foi aprovado e bastante discutido na Casa Legislativa, que é Projeto de Lei Nº 110/2017, de autoria do vereador Isac Silveira (PCdoB), que dispõe sobre o incentivo à instalação de ‘Bike Racks’, dispositivo que transporta bicicletas nos veículos do Sistema de Transporte Coletivo da capital. “Este projeto é para dar opções aos usuários que já usam a bicicleta como meio de transporte, e para os que pensam em usar. Com esse projeto uma pessoa que mora no Bairro Industrial pode ir até a orla pedalando, utilizar o espaço destinado para o ciclismo, e ter a opção de escolher se volta pedalando, ou se volta de transporte público, acompanhado de sua bicicleta. Além de melhorar a vida de muitos cidadãos é uma perspectiva do futuro, onde o transporte alternativo, como as bicicletas, será mais comum”, explicou Isac.

Segundo o presidente do Setransp, Alberto Almeida, para a implantação do “Bike Racks” ainda será necessário um estudo para analisar a sua inserção em Aracaju, mas que é uma nova ideia de evolução para a mobilidade. “Sei que Isac está preocupado em dar a população uma possibilidade a mais para o usuário de transporte público que também usam bicicletas, mas é necessário um estudo diferenciado para avaliar a melhor forma do projeto funcionar”, disse.

DSC 1239

Outro projeto que também vem favorecendo a mobilidade foi a aprovação do Projeto de Lei Nº 234/2017, que autorizou o município de Aracaju a contratar empréstimo junto à Caixa Econômica Federal, até o limite de R$ 100 milhões, destinados ao financiamento de projetos como o do Programa de Aceleração do Crescimento. O empréstimo levará a retomada de mais de 40 obras espalhadas pela cidade, desenvolvendo várias comunidades. As obras de recapeamento asfáltico será um dos benefícios do projeto que facilita a locomoção dos transportes, inclusive os transportes coletivos.

No bairro Santa Maria já é possível perceber a avenida principal asfaltada. De acordo com o vereador Bigode do Santa Maria (PMDB), as obras no bairro é uma reivindicação sua antiga e, para ele, iniciar as obras no seu bairro é uma forma de contemplar todos os moradores desta comunidade. “Não só eu como todos os moradores do Santa Maria estão se sentindo felizes e contemplados nesse momento. Muitas pessoas sofriam com buracos na avenida, os ônibus mesmo, como são veículos de grande porte, que transportam muitas pessoas, nem sempre conseguiam desviar dos buracos e agora o problema está sendo resolvido”, frisou o parlamentar.

Sobre o recapeamento asfáltico em algumas vias da cidade, o presidente do Setransp, Alberto Almeida, acrescenta que a maioria das vias prioritárias para asfaltamento é onde passa ônibus, pois são as vias que passam muitas pessoas. “A prioridade para o recapeamento asfáltico são os grandes corredores de transporte e de deslocamento de pessoas, de cargas, de transportes individuais e, principalmente, onde passa ônibus coletivos. Essa deve ser uma prioridade para facilitar a mobilidade urbana da cidade. Na Política Nacional de Mobilidade é possível perceber que há uma hierarquia para definir as prioridades, o primeiro é para atender quem está a pé, em segundo lugar o transporte de massa, ou seja, transporte coletivo, que transporta a maioria das pessoas”, finalizou o presidente.