Vereadores acompanham apresentação do 1º LIRAa de 2018

por Fernanda Sales — publicado 16/01/2018 13h30, última modificação 16/01/2018 22h11
Vereadores acompanham apresentação do 1º LIRAa de 2018

Heribaldo Martins

Na manhã desta terça-feira, 16, os vereadores Fábio Meireles (PPS), Seu Marcos (PHS) e Bigode do Santa Maria (PMDB) estiveram na Prefeitura de Aracaju para acompanhar a apresentação do 1º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2018, que registrou o menor índice de infestação dos últimos 11 anos: 0,8. Este índice superou o conquistado em novembro do ano passado (1,0), que já tinha sido o mais baixo desde 2008.

Para o vereador Seu Marcos, que também é agente de Saúde, esse momento é uma grande conquista para Aracaju. “No Levantamento deste ano, além do baixo índice de infestação, percebemos também que alguns bairros que sempre tinham elevados números de infestação conseguiram reduzir significativamente esse número. A gente tem que agradecer e reconhecer o trabalho da população, pois esse trabalho é feito em conjunto com as comunidades, que estão tendo mais cuidado com o combate ao mosquito”, enfatizou.

O vereador Bigode do Santa Maria parabenizou Edvaldo Nogueira pelo grande trabalho que está realizando na área da saúde. “Além da força de vontade do prefeito, a redução do índice está sendo resultado do trabalho da Secretaria de Saúde e dos agentes de Endemias, que fazem um belíssimo trabalho para a nossa sociedade, que andam de casa em casa no sol quente para alertar a população. Estão todos de parabéns com o resultado desse LIRAa”, afirmou.

“Esse resultado é muito importante porque num momento em que a saúde do país está complicada, nós conseguimos perceber uma melhora. Em 2008 o índice era 4,8 e hoje reduziu para 0,8 em nossa Capital. Foi um trabalho bem feito pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, pela Emsurb, pela Sema, ou seja, órgãos que interagem para combater o mosquito e quem ganha com isso é a população aracajuana”, ressaltou o vereador Fábio Meireles.

fotos 0020

De acordo com o prefeito Edvaldo Nogueira, a prefeitura vem cumprindo seu papel colocando os agentes de Endemias na rua, conscientizando a população, realizando fumacê, recolhendo os lixos e com esse trabalho foi possível reduzir esse índice. “É um resultado a se comemorar, que mostra a eficiência do nosso trabalho, da Secretaria de Saúde, dos agentes de endemias que são fundamentais nesse processo. Pela primeira vez depois de 11 anos, Aracaju tem um índice de LIRAa com 0,8 de infestação, o que mostra que a nossa cidade é de baixo risco em relação ao mosquito Aedes aegypti. Apesar desse índice está baixo, nosso objetivo é trabalhar mais, pois estamos no período do verão, vem o carnaval aí, muito calor e é importante que a comunidade esteja participando na prevenção, a população precisa se sentir parte importante no combate a dengue, a Zika e a Chikungunya”.

Para a diretora de Vigilância em Saúde, Taíse Cavalcante, esse marco é consequência de uma série de ações que a gestão tem realizado desde janeiro de 2017. “Mobilizamos diversos setores da prefeitura para que juntos pudéssemos alcançar 32,39 casos confirmados/100mil habitantes no ano passado. Hoje, superamos essa marca. Neste último LIRAa registramos 65% dos bairros com baixo risco”, finalizou.

fotos 0027