Câmara aprova PL do vereador Bittencourt que concede título de Cidadão Aracajuano ao artista Dalvan Dext

por Jamile Pavlova, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 31/08/2023 16h55, última modificação 31/08/2023 17h52

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

O plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovou, na manhã desta quinta-feira, 31, concessão de título de Cidadão Aracajuano a Dalvan de Jesus Alves do Nascimento, conhecido como Dext, de acordo com o projeto de lei apresentado pelo vereador Professor Bittencourt (PDT).

Em sua justificativa, o parlamentar destacou a importância do homenageado no âmbito da cultura e da arte.

“Durante o  6º Festival Internacional de Graffiti ‘Agora é Avera’, ele faz um chamamento nacional, e até internacional, e vem grafiteiros do Brasil e do mundo, de diversas partes do mundo, e colorem com a sua arte, com seu talento, com sua capacidade criativa e com beleza, as ruas do Santa Maria. Realizam também oficinas entre as crianças da comunidade. Portanto, se ele fosse apenas responsável por esse projeto, já seria algo muito relevante e merecedor do seu destaque, mas, além disso, ainda tem o fato de ser um grande artista, nacionalmente reconhecido”, argumentou.

Os vereadores Sgt. Byron (Republicanos), Breno Garibalde (União Brasil) e Professora Sônia Meire (Psol) também elogiaram a propositura do vereador Bittencourt.

"Parabenizar o senhor por reconhecer um artista, que tem feito muito pela arte de rua do nosso município, trazendo pra cá visibilidade, e reconhecer esses artistas que fazem essas ações que vêm embelezando a nossa cidade. Parabéns", comentou Byron.

Sobre o homenageado

Dalvan Dext , nasceu em 14 de abril de 1991, em São Sebastião, Alagoas. Dext, como costuma assinar suas produções, é grafiteiro, tatuador e fundador do coletivo Família Laboratório de Arte.

Ele já foi selecionado para eventos nacionais e premiado com a medalha de mérito cultural Joaquim Barbosa, pela Prefeitura de Aracaju e com a comenda Contribuição ao HipHop como instrumento de cultura, educação e cidadania por meio da Prefeitura de Indiaroba.

O primeiro contato com o grafite ocorreu em 2008 em um evento chamado Grito da Periferia.

Dalvan estava a caminho da escola quando observou um grupo fazendo um painel no muro de uma casa. A partir dali, o jovem que já desenhava, se interessou pelo grafite e passou a frequentar uma lan house, onde investia bastante tempo pesquisando a história do grafite. “O grafite modificou completamente a minha vida”.

Quando Dalvan, vai fazer o painel, pesquisa a história daquela cidade, pessoa ou do que vai produzir. O grafite representa a vida e existência de Dalvan.