Anderson de Tuca fala sobre a história do Bloco Saudoso Tuca em escola da capital

por Neto Menezes, Assessor de Imprensa do parlamentar — publicado 27/02/2020 08h53, última modificação 27/02/2020 08h53

Foto: Assessoria do parlamentar

Na manhã de quinta-feira, 20, o vereador Anderson de Tuca (PRTB) esteve presente no Colégio Amadeus, a convite da coordenação para falar sobre a história do bloco “Saudoso Tuca”. A iniciativa partiu das ações do plano pedagógico do ano de 2020 para a escola. Dentre elas, realizar o tradicional grito de Carnaval – levando a temática “Carnavais do Brasil”, retratando a história dos bloquinhos e a importância dos carnavais de rua solidários, para alunos das turmas A e B do 1º ano do Ensino Fundamental.

Com a palavra, o parlamentar contou aos pequenos o contexto em que o “Saudoso Tuca” surgiu, explicando que o nome do bloco faz menção honrosa ao trabalho do seu pai, o qual, realizou diversos trabalhos sociais de maneira solidária aos moradores do Bairro Siqueira Campos e redondezas. Tuca do Siqueira Campos – como é lembrado, tornou-se uma referência em solidariedade tanto para sua comunidade quanto para toda Aracaju.

“Meu pai amava as pessoas. Amava o que fazia. Vir ao Colégio e ser homenageado em nome dele e do bloco, recebendo a alegria contagiosa dessa criançada é algo fantástico. Isso fortalece o vínculo que o “Saudoso Tuca” possui com a história de Aracaju, ao que diz respeito aos antigos blocos de rua e o resgate de toda a magia que eles proporcionam. Em especial, o “Saudoso Tuca” realiza este trabalho e ainda ajuda os mais necessitados, com a arrecadação de alimentos por troca de camisas e permissão sem ônus para a circulação de ambulantes durante o evento. Uma forma totalmente solidária de reavivar o espírito carnavalesco nas pessoas e, ao mesmo tempo, a compaixão pelo próximo. Trabalho este do meu pai Tuca, o qual procuro perpetuar ao resto de minha vida”, endossou Anderson de Tuca.

A coordenadora do núcleo de Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Amadeus, Ivana Cristina de Oliveira Prado, contou sobre a importância do projeto realizado na Escola para os alunos. “A intenção foi mostrar um pouco da nossa história. Fazer os meninos entenderem que existem carnavais nas ruas, com participação popular e familiar no qual, as pessoas podem brincar sem violência. Além disso, aprendem com esta dinâmica, a respeitar e se solidarizar com o próximo, conhecendo a história que vem por trás dos bloquinhos, a exemplo do “Saudoso Tuca”, ressaltou a coordenadora.

Lenilza Andrade Santos, professora do 1º ano B, acredita que foi um momento de aprendizado e incentivo para as crianças em conhecerem um pouco da história dos blocos de rua - em especial, o bloco do “Saudoso Tuca”. “Escolhemos o bloco pela causa solidária que o mesmo aborda, com a arrecadação de alimentos para ajudar outras pessoas, além de memorar a tradição dos carnavais de rua. Procuramos trabalhar aqui no Colégio, a empatia. O colocar-se no lugar do outro. Então, percebemos que diante da história do pai do vereador, que se colocava no lugar das pessoas e também sentia suas dores, porque não trabalhar isso com as nossas crianças?”, frisou a professora.