Américo de Deus destaca PL que incentiva doação de sangue

por Fernanda Sales — publicado 21/09/2017 12h55, última modificação 21/09/2017 12h55
Américo de Deus destaca PL que incentiva doação de sangue

Foto: César de Oliveira

Na manhã desta quinta-feira, 21, o vereador Américo de Deus (Rede) ocupou a Tribuna durante o Grande Expediente da 72ª Sessão Ordinária, para falar sobre um Projeto de Lei de sua autoria que visa incentivar a doação de sangue, concedendo meia-entrada em shows e atrações culturais realizados em Aracaju para os doadores de sangue.

Para o vereador, liberar meia-entrada em shows e eventos culturas em Aracaju é uma forma de incentivar a doação de sangue, trazendo mais doadores e salvando mais vidas. “Já ouvi casos de familiares e amigos que aflitos não conseguiram doadores em casos de urgências. Então vejo esse projeto como uma forma de valorizar essas pessoas que doam sangue e incentivar mais pessoas a doar”, enfatizou.

O parlamentar falou ainda sobre a falta de estoque de sangue em hospitais públicos, que acabam deixando de realizar cirurgias eletivas. “A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que se 3% da população se tornassem doadores de sangue, não haveria falta de sangue em serviços de hemoterapia. Então, precisamos criar meios para valorizar e incentivar doadores de sangue”, frisou.

Em aparte, a vereadora Kitty Lima (Rede) falou sobre a importância da doação de sangue. “Esse assunto precisa ser debatido, para que as pessoas façam doações periodicamente e possam salvar vidas. Não sabemos o dia de amanhã, pode chegar o momento em que a gente também precise de doação de sangue”, disse.

Moções

O parlamentar também falou sobre moções que está protocolando na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Uma delas é a Moção de Aplauso ao ex-Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot. “Ele trabalhou em prol do Brasil com determinação e hoje está sendo cassado por fazer a sua parte no processo da Lava Jato. Essa operação precisa limpar esses políticos de má índole que sucateiam o país”, afirmou Américo, ressaltando ainda uma Moção de Repúdio ao presidente Michel Temer.

Outra Moção de Aplausos foi ao presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, por ter decidido colocar árbitro de vídeo no Campeonato Brasileiro a partir da próxima rodada no Campeonato Brasileiro. “Esporte é vida, é saúde. O futebol é o esporte mais utilizado no mundo então não se pode ter injustiças no futebol brasileiro. O árbitro de vídeo vai olhar cada jogada, se foi correto ou não, se houve gol ou não e isso vai gerar menos injustiças com os times brasileiros durante os jogos”, informou.

Jason Neto (PDT) destacou que o árbitro de vídeo vai ajudar e tirar dúvidas essenciais dos jogos, mas vai tirar o brilho das discursões após os jogos. “Apesar disso, sei a importância do vídeo para os jogos”. Já a vereadora Emília Corrêa (PEN) se mostrou em defesa do árbitro de vídeo. “Isso é essencial para não haver falhas e injustiças em lances polêmicos nos jogos. Eu gosto de futebol e acho interessante esse esclarecimento”, finalizou.

Américo de Deus também parabenizou todos os radialistas pelo Dia do Radialista, em especial aos radialistas da Casa Legislativa Jason Neto, Emília Corrêa, Lucas Aribé e Cabo Amintas. E ainda citou o Dia Mundial do Alzheimer.