Abril Laranja: Mês da prevenção contra a crueldade animal foi tema da Tribuna Livre da Câmara

por Agência Câmara Aracaju — publicado 26/04/2022 10h55, última modificação 26/04/2022 11h15
Abril Laranja: Mês da prevenção contra a crueldade animal foi tema da Tribuna Livre da Câmara

Foto: César de Oliveira

A campanha do Abril Laranja, mês da prevenção contra a crueldade animal, foi tema da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta terça-feira, 26. O espaço foi utilizado pela presidente do Instituto Sergipano de Direito Animal (ISDA), Danielle dos Santos. Na oportunidade, a ativista reforçou a importância da efetividade do poder público na aplicação das leis voltadas à causa. 

O mês da prevenção contra a crueldade animal é denominado Abril Laranja. O intuito da campanha é conscientizar as pessoas sobre maus tratos contra os animais.

De acordo com a presidente do ISDA, Danielle dos Santos, o conceito de maus tratos é bem amplo, vai além de agressões. “São também os casos de abandono, reclusão de água e alimentos, não levar ao médico veterinário para consulta e tratamento em situações de doença, manter o animal em local sem higiene, e outras situações que podem causar sofrimento, dor e/ou lesões físicas”.

Para os tutores ela aconselha que “é de suma importância a conscientização do tutor a respeito da posse responsável, que consiste em proporcionar qualidade de vida ao animal que está sob sua guarda, oferecendo-lhe cuidados fundamentais para a saúde e bem-estar”. Danielle ainda frisa que o ‘Abril Laranja’ não é uma campanha simbólica. “Há leis no âmbito e estadual e traz a obrigação destes poderes promoverem a campanha contra os maus-tratos e respeitar toda e qualquer forma de vida”, concluiu.

Aparte

A vereadora Emília Corrêa (Patriotas) reforçou a importância do tema, que segundo ela, tem chegado aos poucos nos parlamentos. “É necessário que o direito animal seja tratado como qualquer outro, como também ser despertado e ensinado. É uma questão que começa em casa, depois na escola, até nos depararmos nas ruas”, alertou.

Tribuna Livre

A Tribuna Livre é o espaço destinado aos munícipes que desejarem fazer alguma manifestação ou comunicação aos vereadores, sobre assuntos que sejam de interesse da comunidade, ou convidados para prestar esclarecimentos perante a Câmara Municipal.