Câmara de Aracaju terá Semana da Consciência Negra

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 26/04/2022 08h54, última modificação 26/04/2022 08h54
Câmara de Aracaju terá Semana da Consciência Negra

Foto: César de Oliveira

Um importante Projeto de Resolução de autoria da vereadora Linda Brasil (PSOL) foi aprovado, em 1ª discussão, pela Câmara Municipal de Aracaju. O PR, cria e institui a Semana da Consciência Negra no âmbito da Câmara Municipal, a ser realizado no período do 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra.

O evento consistirá em ações e atividades de conscientização da história do povo negro, da luta antirracista, assim como contra a intolerância religiosa das religiões de matriz africana durante uma semana. As propostas tem caráter educativo, de conscientização e cultural, e poderá ser efetivada através de palestras, seminários, mesas-redondas, conferências, saraus, e quaisquer outras atividades pertinentes. Para esse fim poderão ser convidadas pessoas, personalidades, autoridades, instituições, coletivos, movimentos e órgãos que tenham protagonismo na luta do povo negro e na luta.

A realização da Semana será de responsabilidade da Escola do Legislativo que poderá procurar parcerias com os órgãos e autarquias municipais, estaduais e federais; instituições de ensino e instituições religiosa; a sociedade civil organizada e empresas e entidades prestadoras de serviço.

O 20 de novembro é uma data histórica e de luta para a população negra, homenageia Zumbi dos Palmares, grande líder quilombola, responsável pela resistência no Quilombo dos Palmares. A data foi instituída em 10 de novembro de 2011, pela Lei nº 12.519 e foi uma conquista do movimento negro organizado.