“Faremos projetos voltados para as crianças autistas", disse Anderson de Tuca

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 17/11/2021 10h24, última modificação 17/11/2021 10h24
“Faremos projetos voltados para as crianças autistas", disse Anderson de Tuca

Foto: Assessoria do parlamentar

Na sessão plenária desta terça-feira, 16, o vereador Anderson de Tuca (PDT) falou sobre projetos para pessoas com autismo e também voltado para saúde mental nas escolas. “Vamos levar esse debate para a Secretaria de Educação do Município de Aracaju, para que possamos ser esse elo de ligação, porque precisa melhorar, principalmente na intermediação das matrículas, no convívio social, na fila de um banco, por exemplo, porque é difícil identificar quem é ou não do espectro e é necessário que a sociedade tenha mais sensibilidade”, disse.

Pessoas dentro do espectro autista podem apresentar deficiência na comunicação social ou interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) ainda não tem cura, mas, em Aracaju, há o tratamento gratuito através do Serviço de Reabilitação Física e Motora (Serfismo) e no Centro de Atenção Psicossocial (Caps), sem necessitar encaminhamento médico.

“Queremos debater como melhorar o atendimento às mães, ver também a questão psicossocial, o debate precisa ser mais extensivo. Temos também que saber as escolas que podem receber essas crianças para facilitar o encaminhamento dos pais. Queremos fazer projetos para melhor a identificação, melhorar o diálogo entre a prefeitura e as famílias", finalizou o vereador.