Em live, Isac Silveira fala sobre fala sobre a fome e o aumento da miserabilidade em Aracaju pós-pandemia

por Agência Câmara Aracaju — publicado 17/11/2021 10h19, última modificação 17/11/2021 10h19

Arte: Vanessa Passos

Na Live Parlamento Digital desta terça-feira, 16, o vereador por Aracaju, Isac Silveira (PDT), fala sobre a fome e o aumento da miserabilidade em Aracaju pós-pandemia. O bate-papo aconteceu no Instagram oficial da Câmara Municipal de Aracaju (@cmaracaju), conduzido pelos jornalistas Leilane Coelho e Vinícius Andrade com o intuito de aproximar os parlamentares da população.

O vereador que está em seu segundo mandato, é professor de História e servidor público do INSS, fala que com o decorrer dos anos o desemprego se acentuou. “Com o passar dos anos o número de desempregados aumentou e isso se intensificou na pandemia. O auxílio emergencial ajudou a frear esse desemprego com o poder de compra da população, mas com o final do benefício os números voltaram a crescer”, destacou.

O parlamentar diz que milhões de pessoas estão em situação de miséria no país. “O aumento da inflação e nenhuma ação efetiva do Governo Federal faz com que número de desempregados alcance a marca de 19 milhões. Sergipe está nesse meio e a inflação impacta no consumo de tudo, como também no poder de compra das famílias, diminuindo esse quantitativo”.

Isac fala: “eu propus a criação da Frente Parlamentar para atuar a frente da insegurança alimentar para fazer levantamentos e buscar soluções. Porque diariamente, por exemplo, no bairro Santa Maria, no CRAS mais de 400 esperam por cesta básica, mas no máximo 200 são entregues. A carência por cesta básica chega a alcançar um número de 1000 cestas básicas mensais. Eu falo que quem tá com fome tem pressa, não dorme e não consegue trabalhar, e, em sua maioria não tem assistência”, pontuou.

O parlamentar diz que é necessário a criação da frente, mas é preciso que outros parceiros se somem. “A gente está se mobilizando para a criação da frente, mas nós sozinhos não conseguiremos fazer muita coisa. Faz-se necessário a parceria do município, do estado e até do governo federal para que o movimento tenha mais força e beneficie mais pessoas, assim, mais famílias sejam agraciadas”.

Ainda durante a Live, o vereador Isac fala da questão do transporte público, que precisa de estudo mais aprofundado para que diminua o desemprego da área, que há pouco tempo houve demissão em massa. “Temos que sentar e acertar essa equação de custos para que esse trabalho atenda bem a população e conserve empregos. Vale destacar que no momento da pandemia as empresas tiveram que rodar com toda sua frota para não ter aglomeração e as pessoas ficaram em casa, o que comprometeu a rentabilidade das empresas, com muitas em colapso e necessitando diminuir custos, assim, demitindo seus funcionários”, destacou.

Por fim, Isac Silveira fala dessa mudança na Casa Legislativa com a chegada de novos vereadores. “Muitos vereadores novos e eles tornam a Câmara mais calma, mas mais perspicaz. Não tenham dúvida que a população de Aracaju se honrará dos novos e dos que ficaram e compõem o nosso parlamento”.