“Edvaldo não dialogou com os servidores públicos e mente quando diz que o reajuste é maior que o índice da inflação”, afirma Sonia Meire

por Priscila Viana — publicado 01/06/2023 12h15, última modificação 01/06/2023 12h12

Foto: Gilton Andrade

A vereadora professora Sonia Meire usou o Pequeno Expediente na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na manhã desta quinta, 1° de junho, para destacar que as informações disseminadas pelo prefeito Edvaldo Nogueira não são verdadeiras quanto ao reajuste do funcionalismo público municipal, anunciado na última terça-feira, 30. O reajuste salarial linear de 7,5% para todos os servidores públicos municipais desagradou a todas as categorias, que se manifestaram durante todo o dia desta quarta-feira, 31.

“Edvaldo divulgou, em suas próprias redes sociais, que estava garantindo um aumento que representa o dobro da inflação, e eu posso provar que ele mente. Por isso trouxe os índices de 2017 a 2023, pois quando a gente fala, é com base nos estudos. Os índices acumulados da inflação nos últimos 7 anos são da ordem de 31,38% e a média do índice para esse ano poderá chegar a 34,38%”, afirmou Sonia Meire.

Segundo Sonia Meire, para conceder um reajuste justo à categoria, o valor anunciado deveria ter sido outro. “Portanto, Edvaldo organizou um reajuste no ano passado de 5% e, esse ano, outro reajuste linear, de 7,5%, o que significa 12,5%. Muito distante da média, que é de 35%. E ontem as categorias pararam. Quando ele diz que deu o dobro, que foi o maior aumento que ele deu, Edvaldo não está falando a verdade. A média da inflação de 2022 foi de 5,79%, e Edvaldo deu 7,5%. O dobro seria 11,58%”, explicou a vereadora.

Além disso, Sonia também denunciou a falta de diálogo e de transparência do prefeito Edvaldo Nogueira junto às categorias do funcionalismo público municipal. “É importante deixar explícita a falta de diálogo e de negociação do prefeito Edvaldo Nogueira com todas as categorias. Quero destacar que Edvaldo não estabeleceu mesa de negociação. O que ocorreu foi que alguns secretários das pastas receberam servidoras e servidores, as direções dos sindicatos, mas não discutiu com nenhuma delas o processo de reajuste”, afirmou.

Durante toda a quarta-feira, 31, as categorias do funcionalismo público municipal se manifestaram contra o reajuste anunciado pelo prefeito Edvaldo Nogueira. A Guarda Municipal e as professoras e professores da rede municipal paralisaram as atividades e realizaram vigília em frente ao Centro Administrativo, ocasião na qual a vereadora pôde dialogar com as categorias e acompanhar as reivindicações.

“Somos solidárias a todas as categorias e destacamos que a nossa gabineta é solidária aos protestos. Nós vamos analisar o Projeto de Lei sobre o reajuste que será enviado pelo prefeito a partir das demandas das categorias. Já sabemos que Edvaldo não é amigo da servidora e do servidor e a prova disso é a não realização de concurso, a negação do piso salarial e a não concessão de um reajuste justo. E a nossa mandata está à disposição das categorias para apresentar emendas e propostas na Câmara”, complementou a vereadora.