Zona de Expansão: Breno Garibalde destaca falta de acesso da população ao rio

por Nayana Araujo - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 30/03/2023 12h16, última modificação 30/03/2023 12h16
Zona de Expansão: Breno Garibalde destaca falta de acesso da população ao rio

Foto: Gilton Rosas

Na sessão ordinária desta quinta-feira, 30, o vereador Breno Garibalde utilizou a tribuna para tratar de um grave problema da Zona de Expansão. Ocorre que, com a chegada de diversos empreendimentos, acesso ao rio, que a população tradicional já utilizava, está sendo dificultado.
“É muito grave o que está acontecendo na região e a gente precisa ficar muito atento. Antigamente era tudo terreno baldio, e os moradores da região conseguiam atravessar os terrenos para ter acesso ao rio, seja para trabalhar na pesca ou para lazer. Hoje, grande parte desses terrenos são condomínios, bares, restaurante, o que não vejo problema, mas não é permitido fechar o acesso ao rio/praia. Existe uma legislação federal que proibindo e essa prática irregular precisa ser fiscalizada”, ressalta.
Breno destaca ainda que não é contra a construção de empreendimentos, desde que o meio ambiente e a população local sejam respeitados. Ainda segundo o parlamentar, a questão da Zona de Expansão fomenta novamente a discussão da importância do Plano Diretor, que regulamentaria todas essas questões.
“Com um Plano Diretor revisado e bem aplicado, a gente consegue dizer de quantos em quantos metros esses empreendimentos devem deixar um acesso livre ao rio. É tudo negociável, não estamos querendo limitar desenvolvimento, mas alia-lo à sustentabilidade e ao respeito com quem já morava ali antes. Senão, a gente vai continuar observando processos de gentrificação, que é a expulsão da população nativa, pela especulação imobiliária. Por isso, é de fundamental importância que exista planejamento, que seria bom para todo mundo: municípios, empresários, e, principalmente, para a população. Mais uma vez eu cobro para que a revisão do Plano Diretor chegue o quanto antes a essa casa”, pontua o vereador Breno Garibalde.