Violência de gênero na política será tema de Sessão Especial Pública na CMA

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 21/03/2022 09h05, última modificação 21/03/2022 09h05
Violência de gênero na política será tema de Sessão Especial Pública na CMA

Foto: César de Oliveira

Tratar os principais aspectos do problema, mostrar como a legislação brasileira aborda o assunto, apresentar exemplos de agressões, preconceito, apontar canais de denúncia, e alertar como os impactos desse tipo conduta interferem na democracia e na participação feminina nos espaços de poder, são alguns dos principais objetivos da Sessão Especial intitulada: “Violência de Gênero na Política. Combate à discriminação como meio de fortalecimento democrático”, proposta pela vereadora Emília Corrêa (Patriota), que será realizada no próximo dia 25, às 9h, no Plenário do Legislativo Municipal. O evento contará com autoridades locais relacionadas ao tema.

Violência de gênero trata-se de tudo que tem o propósito de anular, impedir, depreciar ou dificultar o gozo e o exercício dos direitos políticos da pessoa atingida, pelo simples fato de ser mulher. Na política acontece através de vários tipos de agressões, em vários tipos de moderação, que pode se manifestar por ações ou omissões, de forma direta ou por meio de terceiros, que busquem ou causem danos ou sofrimento a uma ou várias mulheres.

Para a autora da propositura e Presidente da Procuradoria da Mulher no âmbito municipal, vereadora Emília Corrêa (Patriota), a violência de gênero é algo corriqueiro e que, infelizmente, acaba prejudicando o mandato daquelas que foram eleitas pelo povo e afastando, ainda mais, a mulher da vida política. “Está mais presente do que se supõe. O que mais vemos são constrangimentos vividos por vereadoras, prefeitas, deputadas e senadoras, que vão desde interrupções nas falas a ameaças, chantagens, xingamentos e desmerecimentos. Não é raro, e muitas, até, sofrem violência sexual.

Outras são submetidas a questionamentos sobre a vida privada, ouvem comentários sobre a aparência física e a forma de vestir, além de receberem ameaças vindas pela internet ou de forma presencial. É uma realidade triste e preocupante, por isso é um tema que deve ser discutido incansavelmente”, opinou.

A Sessão será transmitida pela TV Câmara, canal aberto 5.3, YouTube e site da Câmara: www.aracaju.se.leg.br.