Vereadores querem Centro de Atenção Psicopedagógico em Aracaju", diz Nitinho

por Eliz Moura - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 17/04/2023 09h19, última modificação 17/04/2023 09h19
Vereadores querem Centro de Atenção Psicopedagógico em Aracaju", diz Nitinho

Foto: Gilton Rosas

"Uma força conjunta entre os vereadores para indicação de emendas impositivas à Lei Orçamentária 2024 poderá garantir a implantação de um centro de referência em atendimento psicopedagógico aos estudantes da rede municipal de Aracaju". A sugestão foi apresentada pelo vereador Nitinho Vitale  (PSD), durante visita à Escola de Ensino Fundamental Presidente Getúlio Vargas.

Ele explica que o objetivo da implantação do Centro  é garantir ao corpo discente da capital acolhimento humanizado, o diagnóstico precoce,  orientação pedagógica, atendimento psicológico, terapias e  assistência social aos profissionais, aos estudantes e às famílias.

"Um centro de referência em atendimento psicopedagógico poderá oferecer serviços de diagnóstico, atendimento de psicologia, assistência social, neuropsicologia, fonoaudiologia, nutrição, musicoterapia, arteterapia, psicologia clínico cognitivo comportamental, terapia ocupacional,  entre outros serviços", argumentou Nitinho.

A iniciativa surgiu da visita da comissão temporária da Câmara Municipal de Aracaju para vistoriar e levar apoio emocional às comunidades escolares da capital em meio à onda de ameaças e ataques violentos que se multiplicam no país, classificada por Nitinho como "terrorismo digital contra as escolas".

Visitas - As visitas têm o objetivo de ouvir a comunidade e vistoriar as condições de segurança e de infraestrutura da rede municipal de ensino. Além de Nitinho Vitale (PSD), integram a comissão os vereadores Ricardo Marques (Cidadania), Pastor Diego e Pastor Eduardo Lima, que estiveram na primeira visita à comunidade da Escola de Ensino Fundamental Presidente Getúlio Vargas, localizada no bairro Siqueira Campos.

Relatório - A partir do contato direto com a comunidade, a comissão de vereadores pretende apresentar um relatório à Prefeitura de Aracaju, por meio da secretária municipal de Educação, sugerindo intervenções que poderão melhorar as condições de trabalho, os requisitos de segurança e a assistência aos estudantes da rede pública de ensino de  Aracaju.

“O trabalho não para, estaremos atuantes e vigilantes. Vamos apresentar as demandas para o prefeito Edvaldo para que seja resolvido e mantida a segurança escolar em cada escola municipal de nossa cidade. Nossa intenção é apurar e entender como podemos criar medidas, políticas públicas eficazes para conter a violência nas escolas e preservar a vida de nossos filhos e colaboradores”, ressaltou o vereador Pastor Diego.

"A casa legislativa está atenta às vozes da comunidade. As famílias gritam por segurança. A Câmara está se colocando à disposição da comunidade. Estamos  conversando com alunos,  com professores e com a direção", comentou o vereador Pastor Eduardo Lima, ao revelar preocupação com casos recentes de estudantes que sofrem com episódios de automutilações.

Durante a visita de surpresa, na Escola Municipal Presidente Getúlio Vargas,  os vereadores foram recebidos pelo diretor Robson Santana, que elogiou a iniciativa e fez questão de mostrar como a escola está enfrentando as ameaças disseminadas pela Internet, que amedrontam os alunos e preocupam os pais.

Segurança -"Nós temos um sistema de  vídeomonitoramento interligado à Guarda Municipal de Aracaju para inibir invasões; a nossa equipe pedagógica vem aplicando dinâmicas nas salas de aulas e também recebemos a visita do secretário de Educação que está formulando um programa de capacitação para segurança das escolas", explicou o diretor.

"Apesar de ser uma visita rápida,  ao chegar à escola,  já se percebe que não se trata somente das notícias falsas. Mas, também, das condições de trabalho,  de infraestrutura e segurança das escolas", avaliou o vereador Ricardo Marques.

O diretor Robson Santana confirmou a necessidade da elevação da altura de um muro externo de forma a evitar invasão à escola.

PsicológicoO diretor corroborou com a preocupação dos vereadores da necessidade de atendimento psicológico, confirmando casos de automutilações e revelando que a escola tem perfil inclusivo, com a presença de alunos que necessitam de atenção especial, mas a equipe esbarra na falta de diagnóstico rápido,  preciso e individualizado, que orientaria a melhor metodologia a ser aplicada a cada caso.

DemandasAlém das condições de trabalho reclamadas por alguns professores, - a exemplo da sala de informática que apresenta somente uma máquina em funcionamento para atender à turma de 20 alunos-, os parlamentares constataram que a escola também carece de adequação dos equipamentos de segurança e combate a incêndios.