Vereadores participam de lançamento de livros no Museu da Gente Sergipana

por Fernanda Sales — publicado 12/03/2019 09h42, última modificação 12/03/2019 09h42
Vereadores participam de lançamento de livros no Museu da Gente Sergipana

Foto: China Tom

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD) e o vereador Professor Bittencourt (PCdoB) estiveram na noite desta segunda-feira, 11, nos lançamentos dos livros "A Providência", de autoria do empresário Henrique Prata, e "Ranulfo Prata vida & obra", de autoria do jornalista Gil Francisco. A solenidade foi realizada no Museu da Gente Sergipana e reuniu diversas autoridades do Estado.

Segundo o presidente Nitinho, o momento é de parabenizar os autores pelas obras lançadas em nosso estado. “Parabenizo os dois autores dos livros. Um dos livros conta a história de um grande escritor que retratou a história do Nordeste e descreveu a história de Lampião, que foi Ranulfo Prata. E Henrique Prata, que é o fundador do Hospital do Câncer de Barretos, está aqui lançando seu livro e visitando todas as instalações de saúde do nosso estado para poder dar um rumo no tratamento do câncer em Sergipe. Tenho certeza que com a determinação do governador Belivaldo Chagas e do prefeito Edvaldo Nogueira, junto com toda a sociedade, o atendimento às pessoas com câncer vai melhorar. E é importante que todos possam se somar a essa luta”, afirmou.

“É um dia de celebrar o estímulo à produção literária no estado de Sergipe, sobretudo pela Editora Diário Oficial de Sergipe (Edise). Portanto, vim prestigiar esse evento na certeza de que esses livros contribuirão muito para a nossa história e memória. Está de parabéns todos que estão responsáveis pela organização e publicação desses materiais”, enfatizou Bittencourt.

De acordo com o empresário Henrique Prata, o seu livro “A Providência” é um resumo da vida como gestor de câncer ao longo de 30 anos. “Quando construí o Hospital do Câncer em Barretos, começou um projeto de amor, um projeto pequeno de 2 mil metros quadrados, que estava só em Barretos, e agora já estamos em 10 estados, com 200 mil metros quadrados de área construída, atendendo 8 mil pessoas no Brasil inteiro, com 6 mil em tratamento 100% SUS, com o melhor conceito de qualidade na medicina, com assistência de pesquisa e matéria prima. E com todas essas experiências, construí esse livro. Aqui também quero agradecer ao governador Belivaldo pelo esforço ao Gil Francisco, reeditando as obras do meu avô, o Ranulfo Prata, que é um dos maiores escritores da literatura romântica do estado de Sergipe. Espero que todos busquem um caminho para tratar o câncer aqui nesse Estado”, explicou.

Para o autor do livro “Ranulfo Prata, vida & obra”, Gil Francisco, a obra foi iniciada em 2012 e é uma grande satisfação participar desse evento. “A minha proposta era reorganizar parte da crítica sobre Ranulfo Prata e acho que consegui. O resultado foi muito positivo, principalmente para os leitores e para os pesquisadores que se debruçarem sobre estudar a obra de Ranulfo Prata, que era um escritor conhecido no Brasil, enquanto que em Sergipe ele só era conhecido pela obra de Lampião, por ter atuado e ter sido morto em Sergipe. Inclusive, o primeiro livro que fala de Lampião é de Ranulfo Prata”, disse o autor.