Vereadores participam de assinatura para implantação do Centro de Esporte no Bugio

por Fernanda Sales — publicado 02/03/2018 23h15, última modificação 08/03/2018 08h31

Foto: China Tom

Na noite de sexta-feira, 2, os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) participaram da assinatura de ordem de serviço para realização das obras de implantação do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), na praça vereador Osvaldo Mendonça, no bairro Bugio. Estiveram presentes o presidente da CMA, Nitinho (PSD) e os vereadores Zezinho do Bugio (PTB), Seu Marcos (PHS), Palhaço Soneca (PPS), Fábio Meireles (PPS), Jason Neto (PDT), Isac Silveira (PCdoB), Manuel Marcos (PSDB) e Professor Bittencourt (PCdoB).

De acordo com o presidente Nitinho, essa será uma grande obra para a qualidade de vida dos aracajuanos. “É mais um espaço de lazer que vai atender tanto as crianças como os idosos. Será o maior centro esportivo de Aracaju, que vai beneficiar não só esse bairro do Bugio, como outros bairros de Aracaju. Será uma grande obra. Está de parabéns o prefeito Edvaldo Nogueira, sua administração e também os deputados federais André Moura e Fábio Mitidieri que lutaram em Brasília para a realização desse projeto”, enfatizou.

Os vereadores Zezinho do Bugio e Seu Marcos são moradores do Bugio e agradeceram ao prefeito e aos vereadores por buscarem melhorias em vários bairros da capital. Segundo Zezinho do Bugio, a população clamava por uma solução para este espaço, que precisava de uma estrutura para a prática de esportes. “Esse é um momento épico para o bairro, eu sou morador deste bairro desde 1978, eu vim para esse bairro desde quando ele começou, sem água, energia, calçamento, e hoje é uma grande conquista poder ver a mudança que vai acontecer com a grandiosidade dessa obra. Eu sempre joguei nesse campo do Bugio, mas essa obra vai trazer mais benefícios para toda a comunidade da zona norte de Aracaju”, destacou.

Da mesma forma pensa Seu Marcos, que também é da comunidade do Bugio, e o vereador Palhaço Soneca, que mora próximo ao bairro. “Essa será a maior obra da zona norte. Estou emocionado e agradecido por essa obra tão importante para a prática de esportes. Estão todos de parabéns”, disse Seu Marcos.

Os vereadores Isac Silveira, Manuel Marcos, Jason Neto e Fábio Meireles também participaram da assinatura das ordens de serviço para o Centro de Esportes e destacaram a importância que esta obra tem, não só para o incentivo ao esporte, como também para permitir a identificação de talentos e formação de futuros atletas. “O bairro é enorme, cresce a cada dia e os jovens não podem ficar ociosos. Esse Centro vai fazer com que os jovens pratiquem algum esporte e diminui muito o risco desses jovens entrar para a criminalidade. A obra vai revelar novos talentos esportivos para Aracaju”, destacou Fábio Meireles.

Para o líder do prefeito na Câmara, Professor Bittencourt, a obra muda não apenas a estrutura física do espaço, com ótimas estruturas e equipamentos, como também a expectativa de futuro de muitos jovens. “Teremos um ginásio poliesportivo da mais alta qualidade, campo de futebol, quadra de atletismo, área de arremesso de peso, pista de salto em distância. Ou seja, vai levar boas atividades para a juventude desta comunidade. O prefeito Edvaldo Nogueira tem uma relação carinhosa com essa comunidade, pois seu pai mora aqui neste bairro e é um bairro bastante carente e populoso de Aracaju”, afirmou.

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, agradeceu a todos que lutaram para este sonho ser realizado, em especial os vereadores de Aracaju que sempre contribuem com projetos inovadores. “Será um Centro que vai concentrar de maneira efetiva várias modalidades de esportes. Será um ginásio inédito para Aracaju e dá a possibilidade de evitar que os jovens entrem na marginalidade, porque o esporte muda a vida das pessoas”, ressaltou o prefeito.

A obra

Segundo o secretário Municipal de Juventude e Esporte, Jorge Araújo, a obra terá o investimento de quase 5 milhões e terá o objetivo de dotar o bairro de instalações esportivas com parâmetros oficiais para ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público qualificado. “A obra será realizada por meio da Emurb no prazo estimado de um ano. Será um marco para o esporte aracajuano que com este centro pode formar novos talentos. Será uma base esportiva numa região muito carente de Aracaju".

Aprovação da população

A moradora do bairro e ex-jogadora de Vôlei, Sandra Almeida, é a prova de que o esporte reconstrói vidas. Ela já foi jogadora do time de vôlei do Botafogo, além de jogar em times de vários países, como Turquia e Argentina. A ex-jogadora que mora no bairro, faz trabalho voluntário para incentivar as crianças à pratica do esporte. “Eu fico emocionada com esse momento, porque eu sou atleta e tive a oportunidade na infância de mudar de vida através do esporte. É uma satisfação para mim treinar voluntariamente as crianças dessa comunidade para o esporte e agora saber que a prefeitura está fazendo a sua parte com essa obra que realizará muitos sonhos dos nossos jovens e construirá novos talentos”.

O jogador de futebol, Washington Stecanela Cerqueira, o Coração Valente, parabenizou a ordem de serviço para a realização dessa grande obra. “O esporte é um ótimo caminho para tirar os jovens e crianças do ócio, que muitas vezes pode levar a criminalidade”.

Já para o morador do bairro e soldador, Isaías de Souza, o centro esportivo será essencial para os moradores da proximidade. “O bugio já estava precisando de uma grande reforma nessa praça. Muitas vezes as bolas do campo caem para o lado de fora, ficam no meio da rua, atrapalham o comércio local, e agora com o início dessa obra, sei que só trará benefícios para a nossa comunidade e o esporte será praticado com segurança”, finalizou.