Vereadores aprovam proposituras durante Pauta de Votação

por Fernanda Sales — publicado 21/02/2018 13h05, última modificação 22/02/2018 01h42
Vereadores aprovam proposituras durante Pauta de Votação

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta quarta-feira, 21, os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) aprovaram 19 proposituras durante a 1ª Pauta de Votação da 2ª Sessão Ordinária de 2018. Ao todo foram aprovados 15 Projetos de Lei, dois Projetos de Decreto Legislativo, um Requerimento e uma Moção.

Foi aprovado em votação única o Projeto de Decreto Legislativo Nº 63/2017, de autoria da vereadora Emília Corrêa (Patriota), que concede título de cidadania aracajuana ao senhor Evanilson Vieira da Silva. Sobre o projeto, o vereador Lucas Aribé (PSB) elogiou o homenageado ao título de cidadão aracajuano. “Quero parabenizar Emília Corrêa por essa homenagem a Evanilson. Todos nós seres humanos vimos a este mundo com uma missão, seja de ensinar, de salvar vidas, entre outros. Eu defendo esse projeto porque esse ser humano tem uma missão muito especial. É um grande músico, é sanfoneiro, tecladista, maestro e ainda é um excelente professor. Ele escolheu Aracaju para dar ao nosso povo toda a sua contribuição, sua bagagem e seu talento”, elogiou.

A vereadora Emília Corrêa agradeceu as palavras de Lucas Aribé e destacou a importância desse título a este grande profissional. “Muitas vezes indicamos alguém por amizade e por saber que o profissional é bom, mas um título de cidadania é muito mais que isso. Ele tem uma visão de longo alcance, é um músico completo, tem uma alta sensibilidade, o dom para ensinar, e principalmente, ele tem um ótimo senso de humor, fazendo as pessoas dar risadas com naturalidade. Estou muito feliz com esse título a este grande homem, que me admira muito pela sua simplicidade e humildade, que não tem haver com condições econômicas”, enfatizou a autora do projeto. Em aparte, Vinícius Porto (DEM) e Zezinho do Bugio (PTB) também destacaram a importância deste título de cidadania aracajuana.

Todos os 15 Projetos de Lei votados foram aprovados em 1ª votação. Um desses projetos foi o PL Nº 134/2017, de autoria do vereador Nitinho (PSD), que reconhece de utilidade pública o Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora. Outro projeto aprovado pelos parlamentares foi o PL Nº 279/2017, de autoria da vereadora Kitty Lima (Rede), que institui no calendário municipal o mês Setembro Dourado. “O objetivo desse projeto é fazer uma conscientização sobre o Câncer infanto-juvenil. Precisamos fazer uma alerta aos pais e familiares das crianças, para tentarmos identificar a doença precocemente. De acordo com dados do Inca, são 10mil novos casos de câncer na faixa etária de um a 18 anos”, explicou Kitty Lima.

Outro projeto bastante discutido e elogiando pelos parlamentares foi o Projeto de Lei Nº 318/2017, de autoria de Thiago Batalha (PMB) e Professor Bittencourt (PCdoB), que institui no município de Aracaju a Corrida da Câmara Municipal de Aracaju. “Essa é uma iniciativa que estimula a atividade física e o esporte, que melhora sem dúvida alguma a qualidade de vida. A vantagem desse projeto é que podemos organizar corridas, e quem ganha com isso são os corredores de rua e também os parlamentares e funcionários que estarão praticando e incentivando a prática de atividades físicas”, afirmou.

“Eu já fui corredor e conheço muitos amigos que correm. Nos últimos anos Aracaju cresceu muito, em quantidade e qualidade, a presença de corridas e maratonas. Essa proposta é algo que se soma a este movimento saudável”, esclareceu Professor Bittencourt.

Zezinho do Bugio parabenizou os vereadores pela iniciativa do Projeto. “Já era mais do que necessário nosso parlamento ter uma corrida da Câmara de Aracaju”. Da mesma forma, elogiou os vereadores Anderson de Tuca (PRTB), Fábio Meireles (PPS), Emília Corrêa, Américo de Deus (Rede), Kitty Lima, Seu Marcos (PHS), Bigode do Santa Maria (PMDB), Vinícius Porto e Iran Barbosa (PT).