Vereadores acompanham inauguração do Monumento à Marcelo Déda

por Danilo Cardoso — publicado 12/03/2018 10h40, última modificação 12/03/2018 14h55
Vereadores acompanham inauguração do Monumento à Marcelo Déda

Foto: Gilton Rosas

Domingo, 11 de março de 2018. Nesta data o ex-governador Marcelo Déda, falecido há quatro anos, estaria completando 58 anos de vida e como forma de relembrar seu legado e sua trajetória política, o Governo de Sergipe e o Instituto Banese presenteiam os sergipanos com um monumento erguido no Parque da Sementeira. O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Nitinho (PSD), junto com os vereadores Jason Neto (PDT), Juvêncio Oliveira (DEM) e Professor Bittencourt (PCdoB) prestigiaram o ato.

A programação iniciou no final da tarde com a apresentação da Orquestra Jovem de Sergipe, formada por moradores do Bairro Santa Maria. Após os discursos da viúva e vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino, do prefeito da Capital, Edvaldo Nogueira, do governador Jackson Barreto, e do presidente do Instituto Banese, Ézio Déda, e da solenidade oficial de inauguração do monumento foi encerrada ao som da banda Samba do Arnesto.

Comentando um pouco do que o ex-governador Marcelo Déda representou na política sergipana e brasileira, o presidente da CMA elogiou a estrutura da obra que conta a trajetória de uma figura ilustre. “Quando Marcelo Déda foi prefeito de Aracaju fazia oposição a sua administração na Câmara de Aracaju, mesmo assim, não deixava de admira-lo pela sua oratória, seu posicionamento firme em busca de seus ideais. Este monumento é uma homenagem mais que justa”, destacou Nitinho.

O líder do prefeito na Câmara, o vereador Professor Bittencourt, relembrou que Marcelo Déda é uma referência política de uma geração. “Sou de uma geração um pouco depois de Déda, mais temos origens políticas bastante semelhantes, já que viemos dos movimentos estudantis do DCE da Universidade Federal de Sergipe. Marcelo Déda é destas pessoas que entram na política comprometido com a transformação da realidade”.

Natural de Simão Dias, mesma cidade que o ex-governador nasceu, o vereador Jason Neto destacou que Déda foi um ser humano excepcional digno de todas as homenagens. “Marcelo Déda é um conterrâneo e amigo e nada melhor do que no dia do seu aniversário fazer está belíssima homenagem”. Quem também elogiou a estrutura do monumento foi o vereador Juvêncio Oliveira.

Revelando que o monumento representa um dos últimos pedidos que o marido e ex-governador fez, Eliane Aquino era um mix de alegria por conseguir realizar o pedido de Déda e de tristeza pela ausência da pessoa no dia a dia. “O intuito desta obra é que ela dialogue não só com esta geração que conheceu Marcelo Déda, mais também com gerações futuras que tiverem a curiosidade de saber quem foi Déda. Quero que este local seja uma fonte de inspiração”.

Estrutura

O monumento à Marcelo Déda vai muito além que uma obra física, é um local é cheio de simbologias que contam toda a trajetória de vida do ex-governador. O espelho d’água ao centro do monumento, feito de granito, traz o mapa de Sergipe e onde existe uma nascente de água fica a cidade natal, Simão Dias. Abaixo desta estrutura estão depositadas as cinzas de Déda e um pergaminho contando a sua história.

Ao redor do espelho d’água existem 53 estrelas luminosas que simbolizam a idade que o político faleceu. Embaixo da copa da árvore mais frondosa, que foi plantada por ele no ano de 2005, está a estátua de Déda sentando em um banco de praça lendo o jornal ‘A Semana’, publicação do seu avô na cidade de Simão Dias.

Presenças

Centenas de pessoas que admiravam Marcelo Déda lotaram o Parque da Sementeira para acompanharem a solenidade que também registrou a presença de políticos de projeção nacional como o ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, o senador por Pernambuco, Humberto Costa, do deputado federal, João Daniel, do vice presidente nacional do PT, Márcio Macedo, da 1° dama do Acre, Marlucia Cândida, além de deputados estaduais e demais autoridades.