Vereadora Sonia Meire protocola 33 propostas na consulta pública da licitação do transporte

por Manuella Miranda- Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 18/04/2024 11h08, última modificação 18/04/2024 11h08

Foto: Thayane Rocha

A vereadora Sonia Meire protocolou 33 propostas na consulta pública da concessão do transporte público da região metropolitana de Aracaju. Essa consulta foi disponibilizada pela Prefeitura de Aracaju de forma online por apenas 15 dias corridos e 09 dias úteis. A mandata da vereadora fez um estudo aprofundado do processo de licitação e encontrou diversos problemas e, além disso, ouviu a população usuária em terminais de ônibus para saber o que ela pensa sobre.

Com o objetivo da efetiva participação popular, foi proposto pela vereadora  que a consulta pública fosse prorrogada por, no mínimo, 30 dias e que fossem realizadas audiências públicas nos quatro municípios da região metropolitana: Aracaju, São Cristóvão , Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros. “Apresentamos 33 propostas na consulta pública para que sejam avaliadas pela comissão, mas mesmo assim entramos com uma representação no Ministério Público, solicitando prorrogação do prazo de entrega de propostas, que foi muito curto. A maioria da população que utiliza o transporte não foi ouvida. Precisamos que audiências públicas sejam realizadas ouvindo a população”, disse Sonia Meire.

Outras propostas foram a de ampliar a quantidade de ônibus articulados que têm maior capacidade e também que se reduza para três passageiros em pé por metro quadrado, quando a atual licitação fala em seis. “Nós fizemos o teste, colocamos cinco pessoas no metro quadrado e já ficou apertado. Se for aprovada essa quantidade, os ônibus continuaram lotados e o transporte seguirá inseguro, principalmente para as mulheres”, destacou a vereadora.

Para facilitar para as usuárias e usuários, foi sugerido que seja incluída no transporte a tecnologia da integração temporal, já aplicada em outras capitais, que dá um tempo de uso para que o passageiro faça transferência de veículo em qualquer parada. “Também sugerimos que a catraca seja deslocada para o centro do ônibus, facilitando o embarque e desobrigando o usuário de passar imediatamente após o embarque. Isso facilitaria para os que tivessem com sacolas ou para que eles tenham tempo para encontrar seu cartão por exemplo”, disse Sonia.

Medidas que promovam a conservação do meio ambiente também foram sugeridas pela mandata da vereadora Sonia Meire, como a aquisição de ônibus elétricos para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Também sugerimos propostas para que pessoas com deficiência tenham acessibilidade garantida.

Outro ponto essencial são as melhorias para as rodoviárias e rodoviários. Os trabalhadores do transporte precisam de condições dignas de trabalho. Para garantir os seus direitos, sugerimos que seja aplicada uma multa e até ruptura unilateral do contrato, quando não houver o devido pagamento dos salários e rescisão contratual.

“Dentro das 33 propostas que nós apresentamos destacamos ainda a tarifa zero para o transporte. A população precisa de um transporte público de qualidade e gratuito. E isso é possível. Nós já defendíamos essa tarifa zerada e reafirmamos essa defesa nas nossas propostas apresentadas na consulta pública”, finalizou a vereadora Sonia Meire.