Vereadora Sonia Meire denuncia falta de transparência nas informações sobre o transporte coletivo

por Priscila Viana- Assessoria de Imprensa — publicado 12/05/2023 10h40, última modificação 12/05/2023 10h41

Foto: Gilton Rosas

As denúncias da população da Grande Aracaju a respeito da precariedade do transporte coletivo são cada vez mais recorrentes. Diariamente, as pessoas ficam à mercê de ônibus sucateados, defasados e de uma mobilidade urbana deficitária. Por isso, a vereadora Professora Sonia Meire usou a tribuna na manhã desta quarta, 10, para denunciar a situação do transporte coletivo na capital sergipana.

“Quase todos os dias nós tratamos do transporte público nessa casa. Vimos recentemente o caso de uma senhora que teve o rosto cortado dentro de um ônibus por uma janela quebrada. Isso é muito grave, essa precarização que nós temos não configura um transporte público É um transporte coletivo, mas não público. São empresas privadas usando verba pública para lucro próprio”,  denunciou a vereadora, referindo-se ao caso de uma passageira que teve o rosto cortado por estilhaços de vidro arremessados após a explosão de uma janela na linha Circular Praias 01, na Zona de Expansão de Aracaju, no dia 4 de maio.

A vereadora também destacou a falta de transparência por parte das empresas de transporte coletivo quanto à disponibilização de informações que deveriam ser públicas e acessíveis para toda a população. “Já falei diversas vezes aqui, sou contrária à política dessas empresas que lucram e não apresentam as suas planilhas, inclusive sobre os custos de investimentos para que a sociedade possa avaliar. Sabemos que o valor arrecadado com as passagens deve ser destinado à manutenção da frota e ao pagamento de salários dos trabalhadores e trabalhadoras rodoviárias, e esses recursos não estão sendo devidamente aplicados”, destacou Sonia Meire.

A luta da vereadora Professora Sonia Meire pela melhoria do transporte coletivo em Aracaju e pela transparência nas informações referentes a esse serviço é histórica. Em menos de quatro meses de mandato, a vereadora já apresentou três Requerimentos solicitando informações sobre o quantitativo de pontos de ônibus sem proteção de sol e chuva por bairros de Aracaju, a disponibilização da planilha de custos e outras informações sobre contratos e convênios da Prefeitura de Aracaju junto às empresas de transporte. Além disso, Sonia Meire também oficializou cinco Indicações solicitando aumento no número da frota disponibilizada e apresentou o Projeto de Lei 152/2033, que prevê a gratuidade para a população nos dias de eleição.