'A memória do cangaço é indispensável para a democracia', diz Sonia Meire em entrega de título de cidadania aracajuana a Expedita Ferreira

por Priscila Viana- Assessoria de Imprensa — publicado 12/05/2023 10h47, última modificação 12/05/2023 10h47

Foto: Luciana Santos

A tarde desta quinta, 11, foi de muita emoção na Câmara de Vereadores de Aracaju (CMA), com a entrega do título de cidadania aracajuana a Expedita Ferreira Nunes, única filha de Lampião e Maria Bonita. Acompanhada pela família e amigos, Expedita subiu ao plenário para receber a homenagem sob aplausos calorosos.

A vereadora Professora Sonia Meire destacou a importância de manter viva a cultura nordestina, por meio da valorização das pessoas que pavimentaram os caminhos. “A memória do cangaço é indispensável para a democracia. Como professora, eu não posso deixar de destacar a importância desse dia para fazer com que o conhecimento permaneça vivo por meio das memórias escritas, dos objetos, das memórias das vestimentas, de tudo o que vai garantir com que a juventude e as nossas crianças possam aprender com a história dos que passaram e que deixaram uma marca significativa de que nós não podemos deixar de lutar nunca”, afirmou Sonia.

A vereadora também lembrou que é urgente abraçarmos nossa identidade coletiva contra quaisquer tentativas de dominação. “Quem não gostaria de chegar aos 90 anos com essa vitalidade? Expedita traz toda a história de como a nossa cultura está presente na sua família, nos amigos, e também na vida do povo sergipano, nordestino, que tem sido um dos principais locais de resistência desse país. O Nordeste continua sendo massacrado e nós vivemos momentos muito tristes nesse país. A presença de dona Expedita e sua família nessa casa é a presença objetiva da resistência, que se prossegue na luta pelo direito à terra, ao trabalho e à justiça social”, destacou a vereadora.

Em sua fala,  Sonia também reforçou o fato de que há emendas parlamentares a serem aprovadas e que elas poderiam ser usadas para incentivo à cultura, que, segundo ela, é primordial para que a sociedade possa se sustentar e manter viva a memória de quem lutou por liberdade e justiça.