Vereadora Sheyla Galba debate campanha Setembro Verde na CMA

por Leonardo Barreto, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 05/09/2022 12h20, última modificação 05/09/2022 12h20
Audiência Pública discute importância de conscientizar a população sobre a doação de órgãos
Vereadora Sheyla Galba debate campanha Setembro Verde na CMA

Gilton Rosas

Nesta segunda-feira (5), a convite da vereadora Sheyla Galba, representantes de órgãos de saúde e de instituições ligadas à doação de órgãos participaram de uma audiência pública na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para discutir o tema.

É no mês de setembro que acontece a campanha “Setembro Verde” para estimular a doação de órgãos.

Sheyla Galba destacou a importância da doação e da necessidade de aumento das doações em Sergipe.

“Doar é um ato nobre. Em minha vida, tive contato com várias pessoas que conseguiram retomar suas vidas após o transplante de algum órgão, ou seja, quando alguém se vai, mas a família autoriza a doação de algum órgão, mesmo após a morte, essa pessoa segue contribuindo para melhorar a vida de alguém, isso é louvável”, pontuou.

Durante a audiência, o coordenador da Central de Transplantes de Sergipe, Benito Fernandez, destacou como funciona o processo para doação de órgãos e as dificuldades enfrentadas diariamente.

“É muito triste quando entrevistamos a família de um paciente por morte encefálica e recebemos resposta negativa para doação. É preciso que estejamos todos juntos, sociedade, órgãos públicos, parlamentos para estimular a doação de órgãos. As pessoas precisam entender que esse é um ato que transforma vidas para melhor”, falou.

Elves Cavalcante, presidente da Associação dos Renais Crônicos de Sergipe, é transplantado e lembrou sua trajetória:  “Quando eu fui diagnosticado com insuficiência renal eu nem sabia o que era hemodiálise. Hoje eu conheço bem as dificuldades de quem precisa estar fazendo esse processo e sei o quanto é fundamental que essas pessoas recebam um rim para que tenham suas vidas melhoradas”, detalhou.

Paciente transplantado, Bruno Santana falou sobre as mudanças que a doação de córnea provocou em sua vida.

“Hoje sou delegado de polícia. Imagine quantas pessoas podem seguir sonhando, seguindo suas profissões, graças a esse ato de doar. Precisamos doar, essa é uma atitude que leva dignidade às pessoas”, finalizou.