Vereador Sargento Byron mantém diálogo com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

por Jacqueline Reis - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 21/10/2025 16h41, última modificação 21/10/2025 16h41
Vereador Sargento Byron mantém diálogo com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

O vereador Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB) recebeu, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), junto à vereadora Sonia Meire (PSOL), representantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD). 

“A presidente do Conselho, Elaine Santos, sabe da minha admiração por todo o trabalho desenvolvido, bem como o quanto esta Casa abraça e defende a causa da pessoa com deficiência. Aqui, sempre será um espaço de escuta ativa, para que possamos ser ponte para as políticas públicas junto ao Poder Executivo”, declarou Sargento Byron, 1º secretário da Mesa Diretora da Câmara. 

O vereador foi procurado pelo Conselho para diálogo acerca das emendas parlamentares destinadas ao órgão colegiado, como também para conversa sobre as necessidades do Conselho diante do novo cenário, com a criação da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Semdef). “Sargento Byron e Sonia são parlamentares atuantes junto à nossa causa e, sem dúvidas, o Conselho sempre buscará sua autonomia para exercer diálogos, propor demandas e pontuar as dificuldades enfrentadas. Nossa pauta tem conquistado grandes avanços, mas o Conselho ainda precisa ser visto como um órgão que tem o objetivo de se somar a todas as secretarias, não apenas à Assistência Social ou à Semdef, a partir da sua estruturação. Estamos aqui para seguir com esses avanços e manter esse diálogo com o Legislativo, pois ele é quem representa o povo. Agradeço a Byron por articular este momento junto à vereadora Sonia”, explicou a presidente do CMDPcD, Elaine Cristina Santos.  

Para Byron, é de fundamental importância que o Conselho continue participando e buscando conhecer as etapas que envolvem as emendas impositivas: “As emendas parlamentares destinadas ao Conselho representam mais uma grande conquista, que veio para atender à sociedade por meio da destinação de recursos para áreas ou projetos específicos, como saúde, infraestrutura e assistência social, por exemplo. Vamos buscar demandar as prioridades e, assim, tirar do papel tantas ações e melhorias, que vão além da pauta da mobilidade, acessibilidade e aquisição de materiais. A participação da pessoa com deficiência nas pautas que são suas por direito é a maior prova de autonomia e protagonismo que devemos buscar”, ressaltou.  

A vereadora Sonia Meire reforçou seu compromisso junto ao Conselho, destacando também a competência do órgão para participar de todas as pautas que representam a pessoa com deficiência. “Assim como Byron, destinei emendas ao Conselho e estou aqui para contribuir com o que for preciso, para que possamos tirar do papel o que foi planejado para as suas atividades”, completou a vereadora.